Cobertura das eleições nos EUA será por realidade aumentada

O objetivo da empreitada é, segundo a rede de televisão ABC, fornecer dados aos espectadores sem ter que cortar a transmissão para colocar os gráficos em tela cheia

Cobertura das eleições nos EUA será por realidade aumentada

O objetivo da empreitada é, segundo a rede de televisão ABC, fornecer dados aos espectadores sem ter que cortar a transmissão para colocar os gráficos em tela cheia

0
shares

Assim como as eleições estavam presentes em todas as rodas de conversa no Brasil até poucos dias atrás, as eleições legislativas norte-americanas também estão agitando os EUA. Elas estão dando o que falar em termos de política - uma vez que nelas serão definidas uma nova Câmara, um terço do Senado e mais de 75% dos governadores e, dependendo dos resultados, o governo Trump pode ser afetado diretamente -, mas também quando se trata de tecnologia. A ABC News está fazendo uma cobertura com um palco personalizado de 360 graus e tecnologia de realidade aumentada.

A iniciativa levou seis meses para ser construída e sete semanas para ser carregada para o estúdio, segundo o TechCrunch. Se for levado em consideração que o set é temporário e será desmontado daqui uma semana, é um investimento de tempo - e provavelmente dinheiro - bem grande.

No caso, a demora para a construção e transporte se deve a alguns fatores: as peças do set foram fabricadas em Wilmington, na Carolina do Norte, região que foi atingida por um furacão recentemente. Uma parte da estrutura foi criada aos poucos e encheu um total de oito tratores-reboque com mais de 25 mil pés quadrados de cenário, afirmou a ABC.

Já falando mais especificamente da parte de realidade aumentada, ela foi planejada durante um ano, contando com o design e programação, incluindo as 700 a 1.000 horas de testes de dados! Os gráficos, por sua vez, precisaram de 36.000 linhas de código de computador e mais de 1.000 marcadores de realidade aumentada para serem colocados dentro do conjunto, de acordo com o Diretor de Operações Gráficas da ABC News, Tamar Gargle, e o Diretor de Criação, Hal Aronow-Theil.

“Nós tivemos consultores de três fornecedores: Astucemedia, que são nossos consultores gráficos e criativos; Vizrt, para os motores gráficos e gráficos de rastreamento; e Mo-Sys, o sistema de rastreamento de câmeras ”, afirmou Gargle, em um comunicado divulgado pela ABC News.

O objetivo da empreitada é, segundo a  ABC, fornecer dados aos espectadores sem ter que cortar a transmissão para colocar os gráficos em tela cheia. Em vez disso, o sistema projetará imagens de realidade aumentada através da combinação de um sistema de rastreamento ótico montado em câmeras de estúdio que se comunicam com o sistema gráfico 3D em tempo real.

“Há uma teia de marcadores de rastreamento, essencialmente adesivos refletivos, que foram aplicados na grade de iluminação e nos conjuntos que estão no teto. O sistema de rastreamento usa esses marcadores em conjunto com sensores conectados às câmeras para calcular onde a câmera está no 'espaço'", explicou Gargle. "Esses dados são enviados para nosso sistema gráfico, que mapeia os gráficos para o local adequado no espaço 'real', de modo que parece que o gráfico está na sala."

Na realidade aumentada é também reproduzido uma imagem 3D da Capital dos EUA e os assentos dentro da Câmara e do Senado, mostrando dados de resultados eleitorais em tempo real.

Apesar de ser uma inovação interessante, não é a primeira vez que a ABC experimenta o uso de realidade aumentada para cobertura de notícias. No início do ano, a emissora fez um teste ao transmitir o casamento real britânico e também uma matéria no programa Good Morning America para mostrar uma visão em 3D de um coração e ajudar o público a entender as doenças cardíacas.

Se a tecnologia ajuda ou não na cobertura das eleições não está claro, mas será possível tirar suas próprias conclusões por meio da transmissão online, às 23h no horário de Brasília, no link a seguir: https://abcnews.go.com/live

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups