HyperloopTT constrói a primeira cápsula apta para transporte de passageiros

Construída quase completamente em Vibranium, a cápsula será levada para o primeiro protótipo do Hyperloop, em Toulouse, na França

HyperloopTT constrói a primeira cápsula apta para transporte de passageiros

Construída quase completamente em Vibranium, a cápsula será levada para o primeiro protótipo do Hyperloop, em Toulouse, na França

0
shares

O Hyperloop é o mais novo meio de transporte em ascensão – o veículo, diferente de um metrô ou trem, não funciona sobre trilhos, mas a partir de levitação magnética e promete encurtar viagens de horas em minutos, além de ser mais sustentável e capaz de gerar energia. Já pensou em realizar o trajeto entre Rio-São Paulo em menos de meia hora? Essa é uma das viagens que a HyperloopTT afirma ser possível através do transporte.

E, nesta terça-feira (2), a viagem de passageiros em um Hyperloop ficou um pouco mais próxima. A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) revelou sua cápsula de transporte de passageiros em escala real. A cápsula, chamada de “Quintero One”, foi apresentada em uma cerimônia de inauguração em Puerto de Santa Maria, na Espanha. Seu destino é Toulouse, na França, onde está sendo construído o primeiro protótipo de 1,5 km do Hyperloop.

A cápsula possui 32 metros de comprimento externo e 15 metros de comprimento interno – espaço que os passageiros poderão desfrutar nas viagens -, e pesa 5 toneladas. O Quintero One possui 82 painéis de fibra de carbono e foi construído quase completamente de Vibranium – não, não é o metal exibido em “Pantera Negra”, filme da Marvel -, material construído a partir de outros metais especialmente para as cápsulas e patenteado pela empresa.

A Quintero One foi construída no sul da Espanha, nas instalações da empresa Airtificial – criada a partir da fusão da especialista em compostos Carbures e da empresa de engenharia Inypsa, que possui entre os clientes a Airbus e a Boeing. “Hoje, revelamos um novo tipo de veículo de transporte construído com uma alta porcentagem de compósitos, o que torna a cápsula Hyperloop, possivelmente, o veículo de transporte mais seguro do mundo”, disse o co-fundador e presidente da Airtificial, Rafael Contreras.

O lançamento da cápsula para passageiros também marca os cinco anos de atuação da HyperloopTT. “Em apenas cinco anos, resolvemos e aprimoramos toda a tecnologia necessária para o Hyperloop com nosso novo sistema de levitação, bombas de vácuo, baterias e compósitos inteligentes. Esta cápsula será parte de um dos sistemas de transporte mais eficientes já feitos”, afirma o CEO da HyperloopTT, Dirk Ahlborn.

Próximos passos

Agora, a cápsula será levada ao centro de pesquisa e desenvolvimento da HyperloopTT em Toulouse, na França, para a montagem e integração adicionais no sistema. A expectativa é que o protótipo do transporte no local fique pronto já no ano que vem.

Além da construção do transporte, um dos principais pontos que a HyperloopTT terá que lidar é a regulamentação do novo sistema. Recentemente, a empresa colaborou com as seguradoras Munich Re e TÜV SÜD para criar diretrizes regulatórias para a implantação do sistema em todo o mundo. “Desde que tomamos medidas importantes na solução de regulamentações governamentais com nossas diretrizes de certificação de segurança e estruturas de seguro, ficamos mais próximos do que nunca de trazer o Hyperloop para o mundo", finaliza Bibop Gresta, presidente e co-fundador da HyperloopTT.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups