Nasdaq deseja ajudar o mercado de criptomoedas a se livrar de fraudes

A bolsa de valores de Nova York planeja utilizar suas ferramentas de segurança "desenvolvidas durante décadas" para impactar positivamente no mercado de moedas virtuais

Nasdaq deseja ajudar o mercado de criptomoedas a se livrar de fraudes

A bolsa de valores de Nova York planeja utilizar suas ferramentas de segurança "desenvolvidas durante décadas" para impactar positivamente no mercado de moedas virtuais

0
shares

A Nasdaq anunciou, nesta quinta-feira (01), que deseja ajudar o mercado de criptomoedas a se livrar de fraudes. Em um documento, a bolsa de valores de Nova York, nos Estados Unidos, afirmou que passou décadas desenvolvendo ferramentas de segurança, para moedas e outros mercados, e pode usá-las para impactar na manipulação do mercado e fraudes possibilitadas pelas criptomoedas.

As criptomoedas recebem esse nome porque possuem a criptografia como nível de segurança, além de usarem a blockchain para realizar transações – como no caso do Bitcoin, a mais famosa delas que completou 10 anos de lançamento ontem. Entretanto, apesar da segurança, o fato de não serem controladas por nenhum governo e o desconhecimento ainda existente sobre a natureza das moedas digitais facilitam que fraudes aconteçam. É por isso que o Facebook, por exemplo, proibiu que anúncios patrocinados sejam realizados com as palavras “blockchain” ou “criptomoedas”, pois a rede social não estava conseguindo controlar quais anúncios eram verídicos e quais são feitos por má fé.

Outras medidas mais drásticas estão sendo tomadas pela mesma insegurança: o Departamento de Justiça dos Estados Unidos havia aberto, em maio, uma investigação criminal sobre a manipulação de comércio do Bitcoin.

“Reguladores, corretores e bolsas possuem times de vigilância que monitoram a atividade constante e as tecnologias avançadas que ajudam a capturar e analisar comportamentos abusivos, incluindo esquemas, manipulação de comércio e lavagem de dinheiro”, disse a bolsa de valores no documento.

A Nasdaq está aderindo a blockchain

No entanto, a bolsa de valores não está se afastando desse novo meio de realizar transações: nesta terça-feira (30), a Microsoft anunciou uma parceria com a Nasdaq sobre sua plataforma de nuvem e blockchain, a Azure.

A Nasdaq passará a integrar a Nasdaq Financial Framework, seu braço com serviços no mercado financeiro, à blockchain da Microsoft Azure. O objetivo é que as várias tecnologias existentes possam operar em um ambiente seguro e escalável, como a realização de pagamentos e transações em diferentes mecanismos.

“A nossa indústria de capital está evoluindo mais rápido do que nunca com os avanços da nuvem, blockchain, machine learning e outros. Peças chaves na indústria estão olhando para a tecnologia para explorar como eles podem se tornar mais efetivos e eficientes, mas também ganhar vantagem competitiva”, disse Magnus Haglind, vice-presidente sênior e líder de gestão em produto na Nasdaq.

Ainda no setor de blockchain, a Nasdaq revelou uma nova patente no setor na última sexta-feira, 23 de outubro, para realização dos “contratos inteligentes” (ou smart contracts) a partir da plataforma, segundo o CoinTelegraph.

Deseja conhecer mais sobre o potencial do universo de criptomoedas e blockchain? Participe do Cripto & Blockchain Day, evento da StartSe que trará as maiores novidades do setor!

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups