Waymo é a 1ª empresa a testar carros autônomos sem motorista

Se necessário, a empresa de veículos autônomos do Google poderá tomar o controle do automóvel de forma remota; os testes serão feitos nos arredores de São Francisco

Waymo é a 1ª empresa a testar carros autônomos sem motorista

Se necessário, a empresa de veículos autônomos do Google poderá tomar o controle do automóvel de forma remota; os testes serão feitos nos arredores de São Francisco

0
shares

A Waymo anunciou, nesta quarta-feira (30), uma grande realização: ela será a primeira a testar carros autônomos sem a presença de motoristas de segurança na Califórnia. Até então, 60 empresas haviam recebido permissão do DMV (Departamento da Califórnia de Veículos Motorizados) para testar seus carros autônomos no estado, mas sempre com a presença de um motorista atrás do volante para garantir que tudo está sob controle.

A empresa de carros autônomos da Alphabet (holding do Google) já realiza testes na Califórnia há 10 anos. Para conquistar o direito de testá-los da maneira completa, a companhia continuará contando com um controle remoto dos veículos e poderá intervir de longe, se necessário.

Os testes acontecerão nos arredores de Mountain View, incluindo Sunnyvale, Los Altos, Los Altos Hills e Palo Alto – algumas das cidades que compõem o Vale do Silício. A sede da própria Waymo e Alphabet encontram-se dentro da área delimitada para os testes. Com a iniciativa, a Califórnia passará a integrar o programa de testes da Waymo, junto ao Arizona. Recentemente, a Waymo passou a monetizar as corridas em carros autônomos realizadas no estado.

Os testes

A subsidiária do Google poderá realizar os testes de carros autônomos durante o dia e noite na área delimitada – incluindo estradas urbanas e rurais -, com o limite de velocidade de cerca de 105 km/h. A Waymo afirma que seus carros podem “lidar com segurança com neblina e chuva” e isso também está dentro de suas permissões. “Se um veículo da Waymo se deparar com uma situação que não entende, faz o que qualquer bom motorista faz: vai para um local seguro de parada até que entenda como proceder”, diz no anúncio. Além da possibilidade de controle remoto do carro, a Waymo também disponibiliza um contato de suporte disponível a todos os momentos para cada veículo, auxiliando na resolução do problema.

Por enquanto, membros do time da própria Waymo serão os primeiros a testarem os carros autônomos sem a presença de motoristas na Califórnia. A companhia espera expandir a oportunidade para o público, como realizado no Arizona. Os veículos escolhidos pela Waymo são do modelo Chrysler Pacifica – geralmente, na cor branca com detalhes verdes já característicos da marca.

Baixe já o aplicativo da StartSe

App StorePlay Store

Assine nossa newsletter

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema
Mais em Startups