Conheça as principais estratégias para destacar o seu negócio na rede social.
Instagram (Foto: Pexels)
, jornalista
13 min
•
23 abr 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Quando o Instagram foi fundado, em 2010, por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, nada levava a crer que a rede social seria uma explosão no mundo do empreendedorismo. Embora o aplicativo estivesse entre os mais baixados, o foco estava no compartilhamento de fotos e vídeos de pessoas físicas. Seria ali a revolução do Tumblr, plataforma de blogging, com uma mistura de Facebook e Orkut (ops, alguém lembra do Orkut?).
O sucesso foi tanto que, em 2012, o Facebook comprou o promissor aplicativo por US$ 1 bilhão. Ali, já era notável: micro, pequenas, médias e grandes empresas usavam a rede social como uma espécie de vitrine de vendas. Claro que a gigante das redes sociais notou o nicho e lançou em 2016 — dentro da plataforma — o Instagram for Business (ou Instagram para negócios, em português).
Com a modalidade, os analistas, influenciadores digitais e empreendedores tiveram acesso às métricas do perfil e a opção de pagar por impulsionamento de anúncios. Foi um sucesso: em 2019, a rede social contava com cerca de 25 milhões de perfis corporativos em todo o mundo. E se você faz parte desse grupo ou se quer fazer, confira as dicas para aumentar as vendas por meio da plataforma:
1. Ative o perfil comercial
Configure a conta comercial (é gratuita). Para isso, basta clicar em configurações (rolar a tela para baixo), depois em mudar para conta profissional, escolher o segmento da marca e pronto. Conta business criada.
2. Escreva a mini bio
As pessoas precisam saber o que a sua empresa faz. Use o campo de mini biografia para incluir um pequeno texto sobre a sua marca.
3. Crie um contexto no grid
O grid é a vitrine de sua página no Instagram. É neste campo que ficam todas as fotos postadas. E por isso, vale ter atenção redobrada: “[as imagens] precisam ter um contexto”, diz Mylena Gama, head de comunicação e marca da Nuvemshop. E não estamos falando em seguir um padrão de cor. “E sim contar uma história”, diz Paulo Crepaldi, especialista em neuromarketing. Por exemplo: se os produtos vendidos são artigos para praia, vale criar uma sequência de fotos contando a jornada de uma pessoa indo à praia. “Uma imagem pode ser a pessoa caminhando com o chinelo na mão, outra ela chegando à praia, etc”, afirma Paulo.
4. Tire fotos de qualidade e use a criatividade
A vitrine do perfil de sua empresa no Instagram deve captar a atenção do internauta. Por isso, deve ser elegante. Como fazer isso? Com uma comunicação visual (e escrita - veja o tópico abaixo). Você precisa tirar fotos de boa qualidade. “Nunca contra a luz e use um fundo que seja bonito”, diz Mylena. Você pode usar a criatividade: a cartolina branca (ou colorida – a depender da identidade visual de sua marca), por exemplo, pode ser uma opção (barata) de fundo de imagem.
5. Legenda de fotos
Faça a legenda de suas fotos de forma objetiva. Nada de texto muito longo. “Lembre-se de que texto também tem qualidade. Veja se a ortografia está correta antes de publicá-lo”, afirma Mylena. E use hashtags com os temas principais de seu produto. Exemplo: se a sua loja é de vela artesanal, use as que mais têm sentido. Exemplo: #velaartesanal. Mas sempre com palavras-chaves de seu segmento, para não atrapalhar a jornada do usuário.
6. Faça Stories
O Stories — função que permite a gravação de fotos e vídeos rápidos que ficam no ar por apenas 24 horas — deve ser usado e abusado. Segundo o Instagram, "a funcionalidade aproxima a marca do consumidor". E para manter o público interessado, vale usar algumas ferramentas disponíveis no Stories, como: figurinhas, música, enquete e testes. Se você gravar vídeo, faça legendas em texto também. “Tem as melhores performances quem grava o vídeo e escreve a mensagem de texto”, diz Paulo.
7. Use o Instagram Shopping
O Instagram Shopping trata-se de um recurso ao qual permite que as marcas coloquem etiqueta de preço na foto. Desta forma, ao clicar no ícone, o usuário é direcionado à página do produto no site da empresa. Para essa função, é preciso que a marca venda itens físicos; concorde com a política comercial da rede social; e tenha a função conta comercial (tópico 1) habilitada. Para ativar, “você vai precisar fazer o upload do seu catálogo de produtos antes de começar a marcá-los nas publicações”, diz o Instagram. Feito isso, você poderá marcar as etiquetas em fotos, vídeos e Reels (veja o item 9).
8. Cria a Loja no Instagram
Diferente do Instagram Shopping — que permite a inclusão de tags de preço nas imagens —, o recurso Lojas no Instagram é uma vitrines de sua marca dentro da plataforma. “Nela, dá não só para colocar fotos dos seus produtos, mas também criar Coleções – seções com uma seleção de produtos”, diz a rede social.
9. Compartilhe os momentos do seu negócio por Reels
O Reels são vídeos curtos (similar aos do TikTok). Você pode usá-lo mostrando como o item é feito, embalado e enviado. Ou, fazer uma sequência de fotos do mesmo produto, mas com cores diferentes.
10. Faça transmissões ao vivo
Já falamos neste artigo a importância das vendas ao vivo. Aproveite essa funcionalidade do Instagram para interagir com o público. E “se é a sua primeira vez fazendo uma transmissão ao vivo, não se frustre se poucas pessoas participarem. O ideal é experimentar entrar ao vivo em momentos diferentes do dia e da semana para entender a preferência da audiência”, aconselha o Instagram. Uma dica para ter um alcance maior, é convidar outras pessoas para a live. Pode ser clientes, funcionários ou parceiro de vendas. Quando acabar a transmissão, salve e poste no IGTV — função de vídeo longos da plataforma.
11. Estimule a interação
O marketing de indicação tem marcado território nos últimos anos. Segundo uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, as pessoas que compram por indicação geram 16% a mais de lucro para as empresas. Portanto, quanto mais as pessoas indicarem a sua loja no perfil delas, maior o potencial de fisgar novos clientes. “Convide-os a publicar sobre o produto favorito deles, escolha os que se destacarem e poste em sua conta – no Feed ou como stories – usando as etiquetas do Shopping”, aconselha o Instagram. Você também pode oferecer cupom de desconto para quem indicar o seu perfil. Que tal?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!