StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

20 anos de Facebook: confira a análise da história da rede social que mudou o mundo da publicidade, do e-commerce e criou o mercado da influência

A criação desta empresa, que depois se transformou em Meta e hoje é dona também de Instagram e WhatsApp, mudou o mundo da publicidade, do e-commerce e criou o mercado da influência.

20 anos de Facebook: confira a análise da história da rede social que mudou o mundo da publicidade, do e-commerce e criou o mercado da influência

Mark Zuckerberg (foto: Getty)

, Founder da StartSe

4 min

4 fev 2024

Atualizado: 4 fev 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A criação do Facebook, em 4 de fevereiro de 2004, mudou o mundo. Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin e mais 3 jovens criaram a empresa que mudaria para sempre nossa forma de interação social.

A criação desta empresa, que depois se transformou em Meta e hoje é dona também de Instagram e WhatsApp, mudou o mundo da publicidade, do e-commerce e criou o "mercado da influência".

Às vezes nos esquecemos disso, mas bilhões e bilhões de dólares circulam nas mãos dos criadores de conteúdo que utilizam essas plataformas. E quanto mais gente influente, mais usuários nas redes. É um ciclo que se retroalimenta.

O Facebook foi criado no dormitório da Harvard University. Zuckerberg tinha 19 anos naquela época e, 20 anos depois, continua liderando a empresa. Entre polêmicas e confusões, ele segue influenciando o mundo.

A Meta, neste momento, vale US$ 1,2 trilhão e está no seu momento de maior valuation na história. Mark é a 4ª pessoa mais rica do mundo com fortuna de US$ 167 bilhões de dólares.

Muitos gostam, muitos odeiam, outros tantos questionam. Mas o fato é que poucas empresas na história conseguiram fazer o que o Facebook fez. Seu impacto no nosso modo de vida foi gigantesco.

Veja alguns números da empresa:

  • 3 bilhões de usuários ativos. Ou seja, quase 40% da população global é cliente de um dos produtos da Meta: Facebook, Instagram ou WhatsApp. Isso falando apenas de usuários de impacto direto.
     
  • 330 bilhões de impressões de anúncios só no último trimestre de 2023. Você consegue imaginar o volume que isso significa? Pense numa pilha de anúncios impressos, com 330 bilhões de cópias.
     
  • 77 mil funcionários, em diversos países do mundo. Esse número já chegou perto de 100 mil, mas durante o período de recuperação da empresa, nos últimos 2 anos, houve uma redução de 21 mil posições.

Por que importa?

De fato, o Facebook - ou Meta - faz parte do grupo das Big Techs, ao lado de Apple, Microsoft, Amazon e Google. Essas empresas ficarão para sempre na história por terem transformado a história.
 

Leitura recomendada

Essas empresas tem como lar o Vale do Silício, e você pode, junto com a StartSe, fazer uma imersão para a região e dominar a cultura do lugar mais inovador do planeta. Confira mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!