StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

3 lições de inteligência emocional de Andy Jassy, CEO da Amazon

Tomar boas decisões é desafiador, especialmente para líderes. O CEO da Amazon, Andy Jassy, compartilhou suas experiências em uma entrevista recente, revelando como foi difícil aceitar a proposta de Jeff Bezos para sucedê-lo.

3 lições de inteligência emocional de Andy Jassy, CEO da Amazon

Andy Jassy - CEO da Amazon

, Redator

6 min

22 mai 2024

Atualizado: 22 mai 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Boas decisões não são fáceis. Essa é a lição que o CEO da Amazon, Andy Jassy, compartilhou em uma entrevista recente com o CEO do LinkedIn, Ryan Roslansky. Mas não foi a única.

Quando o fundador da Amazon, Jeff Bezos, abordou Jassy, em 2021, com a ideia de se tornar seu sucessor como CEO da empresa, Jassy revelou que não foi uma decisão fácil, segundo a Inc Magazine.

Ele estava confortável em sua função, gerenciando áreas importantes como a AWS (Amazon Web Services), divisão de computação em nuvem da empresa. No entanto, a proposta de Bezos significava assumir uma responsabilidade imensa.

"Eu realmente não estava pensando nesse papel", disse Jassy. "Fiquei surpreso e lisonjeado e disse, bem, se estiver tudo bem, gostaria de conversar com minha esposa sobre isso."

Antes de aceitar a posição, Jassy quis falar com a pessoa que mais importava para ele. Isso é uma lição de inteligência emocional. Durante o jantar de terça-feira à noite – seu encontro semanal – ele e sua esposa discutiram a oferta, explorando as implicações e os sentimentos envolvidos.

E o que você pode aprender com o executivo?

1 - Tire um tempo para pensar

“Anos atrás, recebi um conselho valioso que nunca esqueci: ‘Nunca tome uma decisão permanente com base em uma emoção temporária’”, cona ele.

Em momentos de alta pressão, nossas emoções podem nos dominar, levando a decisões precipitadas. No entanto, ao pedir tempo para considerar cuidadosamente uma decisão ou conversar com uma pessoa de confiança, como fez Jassy, você desacelera o processo.

Isso permite que outras partes do cérebro, como o lobo frontal, associado à cognição e à capacidade de raciocínio superior, entrem em ação. Além disso, cria uma oportunidade para obter ajuda na tomada da melhor decisão possível.

2 - Converse com alguém em quem você confia

É difícil ter uma visão clara quando estamos no meio de uma situação emocional. Um bom treinador, mentor ou conselheiro pode fornecer uma perspectiva valiosa, ajudando a pensar nos detalhes e nuances de uma decisão.

Jassy encontrou esse suporte em sua esposa, que o aconselha em todas as áreas da vida. Mas você não precisa ser casado para ter um bom conselheiro. Um colega, ex-professor, amigo próximo ou membro da família também podem desempenhar esse papel. O segredo é que essa pessoa esteja disponível para ouvir e falar livremente.

3 - Faça as perguntas certas

A esposa de Jassy o ajudou a raciocinar fazendo perguntas profundas. Isso o levou a refletir sobre seus motivos e a avaliar os riscos. Se alguém busca seu conselho, boas perguntas são essenciais para ajudar a pessoa a tomar uma decisão informada, conectando razão e emoção.

Considere perguntas como:

- O que você realmente quer? Por que você quer isso?

- Como você se sente em relação às coisas agora? Se você mudar, como se sentirá no futuro?

- Tem certeza?

Respostas a essas perguntas ajudarão a tomar decisões com confiança.

Por que importa?

Se quiser tomar decisões melhores, siga o exemplo de Andy Jassy: tire um tempo para pensar, converse com alguém em quem confia e faça as perguntas certas. Essas práticas ajudarão a tomar decisões das quais você se orgulhará, reduzindo arrependimentos e fazendo com que as emoções trabalhem a seu favor, em vez de contra você.

Leitura recomendada

Conheça o programa xBA que nasceu para preparar executivos e gestores para os desafios do AGORA dentro das suas empresas. O jeito de se fazer negócios, pensar estratégias, escalar empresas e gerar impacto mudou completamente nos últimos anos. Confira!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!