Falar sobre vendas online é com ele mesmo, mas aqui Natanael Oliveira traz um cenário ainda mais amplo: como lucrar e se manter consistente em um mercado que sempre muda. Confira
, Jornalista
4 min
•
15 jun 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Natanael Oliveira é hoje uma das grandes referências em vendas, produtos digitais, marketing e negócios – uma voz relevante que traz com singularidade o que tem vivido e torna sua experiência tangível para que cada vez mais empresários, empresárias e empreendedores alcancem sucesso.
Em programa exclusivo e gratuito da StartSe, o PMEx, ele conversou com Marcelo Pimenta sobre seu desenvolvimento na carreira, seu olhar para digital e como não perder oportunidades, independente do momento do seu negócio. Separamos aqui algumas lições, mas a conversa na íntegra você encontra abaixo:
Como eu era o único brasileiro lá, isso é uma coisa que os brasileiros precisam tentar sair da bolha porque a gente tem que reconhecer que eles têm uma estratégia mais avançada há muito tempo – o marketing de resposta direto praticamente não chegou no Brasil. E quando eu fui pra lá, eu tive que reconhecer que eu estava muito atrasado. Por mais que eu tivesse resultados no Brasil, é completamente diferente você chegar e olhar o mercado. E eu lembro que lá eles tavam vendendo já programas de mentoria – no Brasil nem existia isso em 2013, ainda estavam nos primeiros produtos de lançamento. E lá eu falei: cara, se for pra lançar um produto digital, eu vou lançar um produto digital com mentoria. Na época, muita gente falou: cara, não precisa ter mentoria, entrega um módulo por semana e tá tudo certo. Eu falei: eu estou apostando no que eu estou vendo lá. Então hoje, que as mentorias estão crescendo, qual o problema de muitos produtores digitais? Eles não sabem entregar mentoria.
Eu precisava de um mentor, eu precisava de um caminho a seguir. E isso é o que o empresário precisa entender muitas vezes: não é que ele não terá capacidade de criar seu próprio caminho. Mas pega uma estrada que já foi pavimentada, pega um caminho que já foi trilhado e usa como referência. […] Ali eu entendi que encurta muito o caminho ouvir pessoas que têm mais experiência.
As pessoas normalmente buscam um mentor quando elas tão “e agora, o que eu vou fazer?”. Mas eu entendi que antes de fazer, você deve buscar orientação. E isso economizou muita coisa pra mim, porque é reconhecer: nesse momento essa pessoa tem mais experiência, então eu vou trilhar esse caminho.
O segredo para um empresa que quer ir para o digital está no offline. Então às vezes essa empresa que é do mundo offline tem muito mais chances de ter sucesso do que a empresa que é só do digital por um motivo muito simples: na internet, no digital a gente tem que reproduzir experiências que ocorrem no mundo offline. Então, o primeiro passo que a pessoa tem que levar em consideração no mundo offline é qual o processo offline dele que funciona hoje? O que eu posso começar a criar um modelo como esse no digital?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!