Se um grande fundo viesse em busca da sua empresa para investir, ela estaria com tudo pronto?
4-razoes-para-investir-em-startups
, Jornalista
4 min
•
22 ago 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
Expandir um negócio muitas vezes passa pela captação de investimento. Mas o preparo começa antes, deixando tudo estruturado para mostrar a casa arrumada aos investidores e o potencial de crescimento saudável do negócio.
A estratégia deixou de abarcar apenas grandes empresas, para incluir negócios de todos os portes, então fique de olho para entender se você está no caminho certo.
Primeiro, entenda bem o seu propósito e como ele está representando um diferencial frente aos concorrentes. Se você conseguir provar que ele resolve um problema de forma certeira e tem um grande mercado pela frente, basta criar um planejamento de onde você pode chegar com os investimentos feitos, desenhando um MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Minimamente Viável).
Pode ser útil ouvir os clientes, consultores e os sócios, compreendendo os eventuais gaps que podem ser resolvidos antes de sair à caça.
Cuide da casa: entenda como estão os processos, a gestão, os feedbacks e o desenvolvimento da equipe. Uma empresa amada pelos funcionários tem mais chances de ser amada pelos consumidores, não acha?
Inclusive, o ESG tem sido um grande diferencial na hora da captação de investimentos -- negócios com práticas sustentáveis já são as mais procurados por investidores e investimentos crescem 98,7% de acordo com o Banco do Brasil.
Como os clientes enxergam sua marca hoje? Você levantou lá no começo, na hora de pensar o MVP, mas existem métricas recorrentes que podem te ajudar a mostrar a confiabilidade dos produtos e ou serviços, como NPS, churn e crescimento da base de usuários.
Isso fala sobre sua performance e também sobre os potenciais, já que está agregando valor para as pessoas.
Antes de fornecer um aporte de capital, os investidores podem solicitar uma Due Diligence, ou seja, uma auditoria que avalie o lado financeiro, contábil e jurídico do seu negócio. A organização dos fluxos registrados em documentos pode facilitar muito nessa hora.
Mas se você quer saber sobre:
A gente preparou uma mentoria sobre o tema no PMEx, com o host Marcelo Pimenta, head of growth da StartSe, confira:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!