“Eu leio”, disse Elon Musk ao ser perguntado sobre como aprendeu a fazer foguetes
Elon Musk (Foto: Getty Images)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Ana Julia Guimarães
Elon Musk é um dos empreendedores mais conhecidos do mundo. Vem dele as decisões que decidem o futuro de empresas como Tesla, Starlink, Hyperloop e SpaceX.
No topo da lista de bilionários da Forbes em 2022 e com previsões de se tornar o primeiro trilionário do mundo em 2024, o empresário divide opiniões com o público sobre suas polêmicas e ações rápidas.
Um dos seus maiores objetivos é o futuro da humanidade, portanto, a maioria dos seus recursos são destinados à pesquisas para a produção de energia limpa. Além disso, ele lidera projetos de desenvolvimento aeroespacial, internet, inovações automobilísticas, pesquisas na área de inteligência artificial e neurotecnologia.
E se tem algo que ele já deixou muito claro é que: a literatura sempre foi uma grande fonte de inspiração para os seus negócios.
Se você gosta de ficção, esse é para você: o livro conta a história do mochileiro que tentou escapar da destruição da Terra pegando uma carona com uma nave alienígena.
Além disso, o autor - Douglas Adams - cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais.
Segundo Musk, a história "era instrumental ao seu pensamento" e se apaixonou de primeira. Inclusive, ao lançar um Tesla Roadster ao espaço em fevereiro, ele inseriu a frase "Don't panic", que está presente na capa de uma das primeiras edições da saga, no monitor do carro.
Benjamin Franklin foi uma das figuras mais influentes de sua época com suas descobertas científicas e ideias filosóficas que ficaram conhecidas mundialmente.
Ele foi a primeira pessoa a provar que raios são eletricidade e também é o responsável pela criação das lentes bifocais.
O livro é uma biografia que conta sua história - que ultrapassa o seu próprio tempo, e mostra como a colaboração de Franklin em documentos como a Declaração de Independência Americana ajudou a moldar o mundo moderno.
Musk sempre diz que Benjamin Franklin é um de seus heróis.
Você já se perguntou por que as pontes suspensas não desmoronam sob oito faixas de tráfego? Como as barragens retêm ou cedem sob milhares de galões de água? Ou quais princípios orientam o projeto de um arranha-céu?
Se a resposta for sim, este livro vai aliviar sua ansiedade e responder às suas dúvidas. JE Gordon tira a engenharia de seus termos técnicos confusos, comunicando seus princípios fundadores em prosa acessível e espirituosa.
Quando Musk fundou a SpaceX, ele reservou um tempo para estudar os fundamentos da ciência dos foguetes, e um dos livros que ajudou o empresário foi esse.
Algo nós já sabemos: o cérebro humano possui algumas aptidões ausentes nos cérebros dos demais seres vivos e nossa posição dominante no planeta se deve a isso. Mas e se algum dia os cérebros artificiais superarem a inteligência dos cérebros humanos?
Esse é o principal tema do livro - e uma das preocupações de Elon Musk, que já chegou a fazer um tweet dizendo que uma IA pode ser mais perigosa do que armas nucleares.
Mais uma ficção. A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orques, para evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos de seu criador Sauron, o Senhor Sombrio.
Musk diz que aprendeu com a trilogia que não se deve desistir de uma causa que é importante, mesmo que ela a esteja o levando para a perdição.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!