Saber se relacionar é o pilar mais importante da sua carreira
Mulher de óculos (Fonte: Getty Images)
, Produtora de Conteúdo
5 min
•
19 nov 2022
•
Atualizado: 16 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Você sabia que a revolução digital transformou as relações humanas até mesmo profissionalmente? Pois é. De acordo com um estudo recente realizado pela IBM em 50 países, com 5.800 executivos, nos próximos três anos, mais de 120 milhões de profissionais deverão se recapacitar para trabalhar nos modernos ambientes digitais.
Ao contrário do que pode parecer, o maior desafio estará no desenvolvimento de habilidades comportamentais (as famosas soft skills) por parte dos candidatos - já que as máquinas farão, facilmente, o trabalho técnico.
Onde queremos chegar com isso? Não basta que estejamos nutridos de conhecimento científico, é necessário saber se relacionar, saber resolver problemas e gerenciar a forma que você trabalha.
Esse é para você que tem dificuldade de controlar o nervoso em situações inesperadas. Nesta obra, o autor explica de maneira revolucionária os valores e princípios da comunicação não violenta, que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem nossa capacidade de manter a humanidade, mesmo em condições adversas.
Usando sua experiência como psicólogo clínico, ele ensina o leitor a:
No livro, o autor explica as duas formas como se desenvolve o pensamento humano: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Além disso, ele nos dá dicas práticas sobre como devemos tomar decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para proteger contra falhas mentais que, muitas vezes, colocam o indivíduo em situações de apuros.
Você está preocupado em ficar para trás, atropelado pelo ritmo do mundo moderno? Sente que não vai dar conta em meio a um bombardeio de estímulos e informações? Em Elástico, Leonard Mlodinow ensina a liberar uma capacidade natural indispensável para progredirmos nesta época dinâmica: o pensamento flexível.
Como assim? O autor mostra com inteligência e bom humor que todos temos essa habilidade - um estilo cognitivo, não linear, que nos leva a gerar e incorporar novas ideias.
As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos (essa frase parece clichê, mas é verdade!). Sabe-se que nove em cada 10 profissionais, cerca de 90% das pessoas, são contratadas pelo currículo (Hard Skills) e demitidas pelos comportamentos (Soft Skills). O livro nos conta passo a passo como aprimorar essas habilidades.
Você já jogou lixo no chão, colou na prova ou ofereceu dinheiro em troca de algum benefício? Vale refletir... Os autores lançam temas super importantes sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais.
Boa leitura!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!