Para Piero Franceschi, sócio da StartSe, os cinco passos são: alternativas, incerteza, consequências, empatia e complexidade.
Imagem: Piero Franceschi
, Partner na StartSe
2 min
•
14 mar 2024
•
Atualizado: 14 mar 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O mais difícil não é entender, o difícil é decidir.
O contra-efeito direto de um mundo muito acelerado é a quantidade de decisões que precisamos tomar dentro de um planejamento estratégico.
Quanto mais concorrentes e inovações surgem no mundo, mais decisões precisam ser feitas a cada minuto.
E não se trata apenas de escolhas positivas, mas também de escolhas negativas. Sim, mais do que definir o que vamos fazer, temos que definir as diversas coisas que não iremos fazer. Isso é cada vez mais importante, pois garante foco e controle.
Simplesmente não dá mais para fazer tudo que aparece pela frente.
Por isso, listei abaixo os 5 passos que considero essenciais para uma tomada de decisão assertiva.
Primeiro, listamos as alternativas disponíveis e refletimos sobre o que conhecemos e não conhecemos de cada cenário. Com esse mapa, ponderamos as consequências, incluindo o impacto das decisões em você e nos outros. Por fim, avaliamos a sua capacidade de administrar a complexidade dessa decisão e, principalmente, se existe espaço para adaptação caso algo não ocorra como planejado.
Em minhas palestras, sempre digo que "o mapa é morto e o terreno é vivo". E isso é realmente o mais importante: seja qual for a decisão no mapa, esteja sempre pronto para reagir ao terreno.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Partner na StartSe
Experiente Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia com um histórico comprovado em vários indústrias. Hábil em Gestão de Marketing, Planejamento de Mercado, Planejamento Estratégico, Customer Marketing, Inovação e Transformação Digital.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!