StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

5 tendências em inteligência artificial

Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina, conta quais são as tecnologias para transformar o futuro próximo.

5 tendências em inteligência artificial

Inteligência Artificial (Foto: Pexels)

, jornalista

6 min

29 mar 2021

Atualizado: 8 mar 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Cidades inteligentes, inteligência artificial (IA) por comando de voz, reconhecimento de imagem médica e muitos, muitos dados processados

Essas são algumas tendências da tecnologia, segundo Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina — empresa que oferece Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico) —, que serão comentadas durante o GTC21, conferência realizada pela companhia entre os dias 12 e 16 de abril. 

O evento contará com cerca de 100 mil desenvolvedores, líderes de negócios e profissionais de TI focados em infraestrutura de data center. 

Alguns participantes confirmados são Girish Bablani, vice-presidente corporativo da Microsoft Azur, John Bowman, diretor de Ciência dos Dados do Walmart e Soumith Chintala, engenheiro de pesquisas do Facebook

“O telespectador vai encontrar mais de 1300 apresentações que são das equipes da NVIDIA, de clientes e de parceiros”, diz Aguiar. 

Em entrevista à StartSe Aguiar conta algumas tendências de inteligência artificial e computação acelerada para transformar o futuro próximo (ou seria o agora?). Confira: 

Cidade inteligente (Foto: AerialPerspective Works via Getty Images)

CIDADES INTELIGENTES

Quando o assunto é cidade inteligente — com regiões mais sustentáveis, boa infraestrutura e serviços públicos para os moradores — a inteligência artificial está a todo vapor. 

É possível analisar dados em tempo real de acidentes, motoristas perigosos, pistas bloqueadas e trânsito, e até prever desastres naturais. “Os veículos autônomos também são tendências nas cidades inteligentes”, afirma Aguiar. Quer entender mais sobre tecnologias emergentes? Assista a aula gratuita sobre o tema.

Realidade Aumentada, tecnologia (Foto: Pexels)

REUNIÕES ONLINE

“Plataformas virtuais com colaboração virtual é uma das tendências quando o assunto é reunião do futuro", afirma o executivo. Segundo ele, a realidade aumentada vai fazer parte dos escritórios em todo o mundo. “As decisões serão tomadas em tempo real com as equipes usando óculos virtual”, diz o executivo. 

SAÚDE 

Os hospitais inteligentes usam tecnologias para ajudar a identificar quadros de saúde dos pacientes e até gerenciamento de EPI (Equipamento de Proteção Individual). “A NVIDIA Clara, por exemplo, ajuda no reconhecimento de imagem médica. Ajuda o radiologista a analisar uma imagem, pois [a tecnologia] é capaz de identificar possíveis agravamentos de saúde do paciente com base no laudo. Mas vale lembrar: a análise final quem faz é o médico", diz o executivo. Além disso, a tecnologia ajuda a monitorar a temperatura do paciente e o quadro geral de saúde.

SERVIÇOS FINANCEIROS

“As áreas financeiras e principalmente as fintechs começam a olhar com mais carinho para entender melhor como elas podem usar dados em GPU”, afirma Aguiar. Segundo ele, as instituições financeiras estão adotando a tecnologia para oferecer serviços mais inteligentes e seguros. “As soluções de IA com GPU podem centralizar dados para gerar insights mais profundos e reduzir as tarefas de rotina dos funcionários com automação", diz. Desta forma, os cálculos de risco, detecção de fraude e atendimento ao cliente se tornam mais precisos. 


VAREJO E LOGÍSTICA

No varejo, a inteligência artificial é capaz de oferecer melhor experiência para o cliente. Seja durante o atendimento por meio de comando de voz e chatbot até o chek-out inteligente. "A análise inteligente de vídeo (IVA) está ajudando varejistas a entender as preferências dos compradores e otimizar o layout de suas lojas para uma melhor experiência in loco”, diz o executivo. A tecnologia também é capaz de identificar quando é o momento exato do consumidor fazer uma nova compra (por exemplo: ele comprou um sabão em pó, mas está acabando. A análise da tecnologia é capaz de avisá-lo o momento exato de fazer uma nova compra — ou até programar para recebê-la em casa sem precisar fazer o pedido a cada final de ciclo do item). 

Já nos depósitos e galpões de logística, a inteligência artificial com tecnologia de GPUs permite gerenciar de forma remota o estoque. 

LEITURA RECOMENDADA

Conheça a imersão fechada para lideranças que desejam levar negócios e organizações para o próximo nível com soluções avançadas em gestão e ferramentas IA, na prática. Saiba mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!