Saiba tudo sobre esta rede social e como a sua empresa pode se beneficiar dela.
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Erica Queiroz
O Clubhouse é o aplicativo que está gerando o maior burburinho no momento. Ele serve para o compartilhamento de áudios, em escala massiva, por meio de salas virtuais.
Com um ano de existência, atualmente, você só pode entrar nele se receber um convite e possuir um iPhone. Ah, e caso você tenha alguém que queira te convidar, mas não possui iPhone, não empreste o seu, pois você não conseguirá criar a sua conta do mesmo celular depois. Já vi acontecer com várias pessoas. Talvez você possa conseguir pelo iPad, mas...
Bem, o primeiro passo, após criar uma conta, é escolher em que salas o usuário gostaria de entrar. Ao entrar em uma dessas salas, o áudio fica imediatamente ligado. As salas também são criadas por usuários, que definem quem poderá falar no grupo. Se você quiser participar enviando áudios em determinado grupo, deverá “levantar a mão”, pedindo para participar.
As salas podem ser criadas dentro ou fora de clubes, que são grupos para interessados em um determinado assunto. Uma sala pública de um clube está aberta a todos. No entanto, você pode criar salas privadas também, para compartilhar informações que não queira divulgar publicamente.
Muita gente diz que parece um podcast, em que você também pode participar, ou até mesmo uma espécie de Twitter de voz, mas com proprietários de grupo para intermediar as conversas.
A grande sacada é que ele se aproveita do FOMO (fear of missing out), que é o medo de ficar de fora. Porque, se você perder a conversa que está rolando em tempo real, já era: não há gravação e você não saberá o que rolou - apesar de haver algumas pessoas que gravem a sala, o que é contra as regras do aplicativo. Assim, ele faz com que as pessoas passem muito tempo no aplicativo.
O Clubhouse tem enfrentado vários problemas que outras redes sociais já enfrentaram, por dar voz às pessoas, mas, mesmo assim, ele é bem interessante para construir uma estratégia inteligente para diferenciar a sua empresa e colocá-la mais perto do seu público-alvo.
Vamos ver agora como criar valor para o seu negócio, usando o Clubhouse, com estas 6 dicas:
A sua bio é o espaço ideal para você apresentar a sua empresa e mostrar como quer que ela seja conhecida. Ela é importantíssima, pois o que você escrever nela é o que vai determinar como a sua empresa será encontrada nas buscas feitas pelo público. Portanto, empenhe-se ao escrevê-la, para que você possa atrair mais público e o público correto.
Para começar a ganhar audiência, o melhor modo é oferecer conteúdo de qualidade. Veja as áreas de expertise de sua empresa, crie uma ou mais salas e decida a frequência com que a empresa estará online, oferecendo esse conteúdo. O ideal, é criar conteúdos sempre nos mesmos dias e horários, para que as pessoas já se programem para ouvir o que a sua empresa tem a dizer. Exemplo: elas sabem que todas as terças, às 20h, a sua empresa estará online, e se programarão para ouvi-la.
Nada melhor do que agregar conhecimento, utilizando experts nos assuntos que a sua empresa irá abordar. Aprofunde temas que sejam do interesse do seu público. Você pode, por exemplo, ver as perguntas que mais fazem sobre um determinado tópico no "Answer the Public" ou "AlsoAsked" e fazer parceria com experts nos assuntos mais buscados. Além de oferecer um serviço diferenciado, você ainda poderá conquistar uma parte significativa do público do convidado. A sua empresa só tem a ganhar!
Deixe as pessoas participarem da discussão. Elas se sentem importantes ao serem ouvidas e terem as suas questões respondidas. A interação humano-humano é sempre muito bem recebida pelo público. Além disso, as dúvidas que surgirem podem virar assuntos de artigos para o blog da empresa, para um vídeo no YouTube ou até mesmo um post no Instagram. Portanto, aproveite!
Faça com que a sua equipe de marketing esteja de olho nos clubes mais bem-sucedidos do Clubhouse e use-os como benchmarking. Veja o que há de melhor e de mais diferente neles para se inspirar!
Escolha clubes em que a sua empresa gostaria de participar. Tente se aproximar e ser convidado para falar neles. Mesmo que você só comente, faça comentários pertinentes e interessantes e as pessoas ficarão curiosas para saber mais sobre você ou a sua empresa. Mas lembre-se: escolha clubes menores, mais qualificados, em que você terá chances reais de ser notado. Tentar aparecer em clubes de 10 mil pessoas é um tiro no escuro.
Agora, a pergunta que não quer calar é: o Clubhouse vai sobreviver à concorrência? O Twitter já lançou a sua função de voz, chamada Spaces, que está disponível para Android. O Facebook/Instagram também está criando a sua própria ferramenta de áudio. Além disso, já existem outras empresas no mercado, às vezes criadas com outros objetivos, como o Discord, por exemplo. O seu objetivo inicial era conectar gamers, mas, aproveitando a fama do concorrente, teve o seu slogan alterado para "O seu lugar para falar".
Acelere o resultado de suas vendas e marketing com a metodologia de crescimento de negócios mais usada pelas empresas do Vale do Silício. Conheça o Growth Program e domine conceitos avançados de como Atrair, Engajar, Converter e Fidelizar Clientes B2C ou B2B.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!