StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

7 dicas para rankear vídeos no YouTube

Veja técnicas de SEO e outras para ter resultados melhores o quanto antes

7 dicas para rankear vídeos no YouTube

Youtube no celular (Fonte: Unsplash)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Erica Queiroz

Você fica patinando e não consegue rankear seus vídeos no YouTube? Então este texto é para você!

Como sabemos, vídeos são um dos melhores jeitos de falar com o seu público. Por meio deles, você pode mostrar novidades, lançar as tendências, educar etc.

E as pessoas podem vê-los ou em qualquer lugar, ouvi-los onde quiserem ou, até mesmo, ler as suas legendas, caso estejam impossibilitadas de usar áudio.

Vídeos são superfáceis de consumir e hoje já não são mais tão difíceis de produzir.

Mas e a concorrência? Sim, a concorrência está cada vez maior e, por isso, vou te ensinar umas técnicas de SEO para você ou a sua empresa rankear melhor no YouTube.

Vamos, então, ver as dicas a seguir:

TÍTULO

É onde tudo começa e é aí mesmo que você deve caprichar muito, para rankear para a palavra-chave mais importante. Podem ser usados 100 caracteres.

Para um bom trabalho de SEO, pesquise as melhores palavras-chave com ferramentas com o YouTube Studio, TubeBuddy, VidIQ, Ahrefs, por exemplo, e também use o próprio autocompletar do YouTube e do Google.

Você encontrará as palavras mais procuradas e poderá verificar a quantidade aproximada de buscas mensais.

Além disso, poderá tirar várias ideias dali, sendo que a que mais se adequar ao seu conteúdo e para a qual o seu negócio precisa rankear, deve ser utilizada no título.

Faça uma lista de todas as palavras-chave mais importantes, para utilizá-las também na descrição do vídeo.

Devem ainda ser verificadas as palavras-chave para as quais os concorrentes apresentam melhor rankeamento, para usá-las agora ou no futuro, em outros vídeos.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

Aqui é onde você poderá usar e abusar das técnicas de SEO. A descrição pode ser bem longa, com até 5.000 caracteres! Então, aproveite para utilizar as palavras-chave mais importantes para o seu negócio e obter um ótimo rankeamento.

Obviamente, você poderá repetir a palavra-chave do título algumas vezes nessa descrição.

Contudo, as duas primeiras linhas da descrição são as mais importantes e é aí que o texto deve ser mais caprichado. E é nelas que você não pode deixar de inserir também a palavra-chave utilizada no título, para reforçá-la.

Por exemplo:

Se o seu título for "Como escolher a melhor ferramenta para...", na descrição você pode usar algo como "Neste vídeo, você irá aprender como escolher a melhor ferramenta para...". Ou: "Se você não sabe como escolher a melhor ferramenta para... este vídeo irá te ajudar de forma simples e rápida".

Assim, você reforça a palavra-chave e o algoritmo do Google vai "entender" que esta é uma palavra de extrema importância para o seu negócio e acabará rankeando-a melhor.

PALAVRAS DE CAUDA LONGA

Se o seu negócio for pequeno e/ou o seu canal no YouTube for pequeno ou estiver iniciando, use palavras-chave de cauda longa.

As palavras de cauda longa são aquelas bem nichadas. Por exemplo:

“Como fazer sorvete” todo mundo procura. “Como fazer sorvete caseiro” é mais nichado. E “como fazer sorvete caseiro cremoso” é ainda mais nichado.

Por isso, quanto mais nichada for a palavra-chave, maiores as chances de o seu vídeo aparecer na busca por elas.

As palavras de cauda longa não apresentam tráfego muito grande, mas, por outro lado, quando as pessoas fizerem buscas mais específicas, o seu vídeo vai aparecer muito mais!

USE LEGENDAS

As legendas são importantíssimas para os vídeos.

Além de ajudarem as pessoas que não podem utilizar áudio nem fones de ouvido, elas também servem para rankear as palavras-chave mais importantes.

Afinal, estas palavras serão usadas o tempo todo na narração do vídeo e as legendas reforçarão o rankeamento das mesmas.

Você pode utilizar a legenda automática do próprio YouTube, subir um arquivo com legendas próprias ou, até mesmo, digitar a legenda que gostaria no YouTube, caso o seu video não seja falado.

USE HASHTAGS

As hashtags são importantíssimas para rankear os vídeos no YouTube, pois elas identificam o conteúdo do vídeo para que seja corretamente rankaedo. E ainda servem para incluir os seus vídeos naquela lista de recomendados.

É permitido o uso de até 500 caracteres neste campo.

Então, aproveite para escolher bem essas hashtags, totalmente relacionadas ao conteúdo. Tente não passar de 7 a 8 palavras (hashtags).

Youtube (foto: Szabo Viktor on Unsplash)

CRIE PALYLISTS

Se você tiver vários vídeos sobre o mesmo assunto ou sequenciais, pode criar playlists.

Para vídeos novos, deve-se fazer um planejamento, para ter uma sequência de vídeos, na ordem exata em que você gostaria que fossem vistos.

Isso vai fazer com que as pessoas passem mais tempo no seu canal e aí... pontos positivos para o algoritmo rankear melhor os seus vídeos!

EDITE VÍDEOS ANTIGOS

Outra dica é editar e melhorar vídeos antigos.

Talvez a sua empresa tenha feito alguns poucos vídeos há 3 anos e nunca mais tenha mexido neles.

Então, eles devem estar bem desatualizados, as palavras-chave podem ter mudado (ou nem ter sido utilizadas) etc.

De vez em quando, avalie se dá para melhorar esses vídeos com SEO ou, ainda, se não tiverem muito tráfego, você poderá até mesmo refazê-los.

E aí? A sua empresa está usando quantas destas dicas?

Bora melhorar essa estatística?

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!