Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

A Amazon cria “fábrica” de agentes de IA — e quer transformar o seu e-commerce

A nova leva de multiagentes da Amazon promete democratizar ainda mais essa tecnologia e a experiência de compra no e-commerce; entenda

A Amazon cria “fábrica” de agentes de IA — e quer transformar o seu e-commerce

Midjourney

, redator(a) da StartSe

4 min

9 abr 2025

Atualizado: 9 abr 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Amazon acaba de subir o nível no jogo da inteligência artificial. Com o lançamento do Nova Act, a big tech quer transformar de vez a experiência de compra online ao criar uma plataforma de agentes inteligentes que atuam sozinhos — navegando, preenchendo formulários, comprando, reservando e agendando, tudo sem que o usuário precise clicar em nada.

Mais do que um “chatbot turbinado”, o Nova Act é um agente autônomo multimodal que entende o que o usuário quer, age no navegador e entrega o resultado — como fazer uma compra, reservar um hotel ou responder um e-mail com ausência automática.

A Amazon também lançou o Nova Act SDK, permitindo que qualquer empresa de e-commerce ou desenvolvedor crie seus próprios agentes, usando a infraestrutura da Amazon para treinar, armazenar e executar essas automações — o que garante receita via AWS, mesmo quando o uso acontece fora da Amazon.com.

📎 Para saber mais: Tecnoblog, Tecmundo, Olhar Digital, The Verge

Por que isso importa?

🧠 Agentes estão assumindo tarefas humanas simples — e com escala. Ao navegar e comprar sozinhos, os agentes podem substituir SACs, assistentes de compras e até vendedores humanos em etapas simples de venda e atendimento.

📈 O uso da IA no e-commerce disparou. Segundo relatório da Adobe, o tráfego gerado por IA para sites de compra cresceu 1.200% desde julho/2023. E mais:

  • 39% dos consumidores já usaram IA em compras;
  • 92% dizem que a experiência melhorou;
  • 87% querem usá-la para compras complexas.

💸 A Amazon está monetizando de dois lados. Ela lucra tanto pela melhora da experiência de usuário (e aumento de vendas diretas) quanto pelo uso da sua infraestrutura via SDK por outros players — transformando agentes em uma nova unidade de negócio.

🔄 O comportamento do consumidor está mudando — e rápido. Se o cliente pode pedir uma salada em casa toda terça sem esforço, ele também pode automatizar compras recorrentes, pagamentos ou suporte. Quem vender para esse cliente, precisará entender agentes antes de perder o canal de contato.


⚠️ Para quem lidera e quer continuar vendendo:

A era dos multiagentes já começou. A pergunta que importa agora é: sua empresa vai usá-los ou ser substituída por quem usar?

🧠 A StartSe criou a Imersão Multiagentes, o primeiro programa do Brasil focado 100% em uso prático de agentes autônomos no mundo dos negócios.

👉 Garanta sua vaga aqui

Aprenda com quem está na linha de frente criando, testando e monetizando agentes de IA em empresas reais.

Porque o futuro não vai esperar você se adaptar.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sócio da StartSe

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!