Será que isso é bom tanto para o consumidor quanto para o empreendedor? Entenda a novidade e veja o que diz a legislação brasileira e americana!
Amazon (Fonte: divulgação)
, Produtora de Conteúdo
5 min
•
31 mar 2023
•
Atualizado: 5 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Amazon anunciou que, a partir de agora, vai avisar quem compra quando um item é devolvido com frequência. De acordo com o The Information, a empresa vai exibir um card no anúncio dos produtos que têm sido devolvidos muitas vezes.
O motivo? A intenção da companhia é incentivar os consumidores a verificar as críticas dos produtos que têm interesse antes de adquirirem, minimizando assim a chance de devolver algo pelo motivo de erro na descrição ou qualidade ruim.
A Amazon oferece aos consumidores a oportunidade de devolver itens não usados dentro de 30 dias após a compra. Em geral, não há custos para devolvê-los, mas existem alguns produtos definidos como "não reembolsáveis".
Isso cria maior segurança para o consumidor – já que ele pode devolver facilmente itens que não atendam às suas expectativas.
Essa política pode prejudicar os empreendedores de várias maneiras. Primeiro, a devolução de produtos desperdiça recursos, como tempo e dinheiro para transportar e reempacotar itens não desejados.
Outro problema é que, muitas vezes, as pessoas podem devolver produtos por questões de conveniência – e com o novo card, precisarão se esforçar ainda mais para não somente oferecer produtos de qualidade, mas atender às expectativas.
De acordo com uma pesquisa do American Express, os custos associados às devoluções representam cerca de 11% do faturamento dos produtos. Outro estudo da Barclaycard revelou que um terço dos pequenos negócios lida com perdas financeiras resultantes dessas devoluções.
A política de devoluções de produtos no Brasil é extremamente complexa e pouco clara tanto para os consumidores quanto empreendedores. Os procedimentos são diferentes de um estado para outro, o que torna a tarefa ainda mais complicada.
Além disso, o tempo de processamento das devoluções costuma ser muito longo, com inúmeros passos burocráticos que precisam ser cumpridos antes que se possa obter o reembolso.
Já nos Estados Unidos, a política de devoluções é bem mais simples e transparente. Existe uma lei federal chamada de Lei de Devolução de Clientes que estabelece regras claras para as empresas sobre as políticas de devolução.
Esta lei define direitos específicos do consumidor, como o direito à restituição integral do preço pago se um produto for devolvido dentro do prazo especificado. Além disso, ela também exige que os processos de devolução sejam simplificados e que a documentação necessária para realizar a devolução seja reduzida.
Ao avaliar oportunidades de expansão global, os empreendedores precisam estar cientes das diferenças legais entre países para garantir que seus clientes e próprios negócios tirem proveito. Por exemplo, embora a política de devoluções da Amazon seja bem-sucedida nos Estados Unidos, no Brasil ela pode não ser necessária ou até mesmo desvantajosa.
Se você deseja expandir para um novo país, é essencial considerar as leis e regulamentos que governam os negócios locais. Além disso, você deve avaliar cuidadosamente as questões de impostos, tarifas alfandegárias e outros custos de envio.
Junte-se a mais de 6.000 executivos e gestores exponenciais do mundo inteiro. Aprenda a prototipar, antecipar tendências, construir futuros e desenvolver processos e modelos de gestão inovadores com as melhores práticas do mundo. Seja a principal referência da sua empresa quando os assuntos forem: novas tecnologias, modelos de negócios exponenciais, alta gestão por performance e visão de futuro. Basta clicar aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!