Enquanto os EUA elevam barreiras contra o avanço chinês, o verdadeiro desafio está em entender como a China domina escala, custo e velocidade.
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
3 fev 2025
•
Atualizado: 3 fev 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Se não pode vencê-los, taxe-os!
Depois de reinar absoluta no mercado dos EUA, a Amazon passou a enfrentar, especialmente nos últimos 3 anos, uma concorrência feroz dos e-commerces chineses em terras americanas. A batalha agora é no quinta de casa.
Bom, adaptando o velho trocadinho, "se não pode vencê-los, taxe-os". Donald Trump anunciou uma taxação de 10% sobre os pacotes chineses, de até US$ 800 dólares. Na verdade, ele acaba com uma isenção que havia.
Cada país tem sua política tributária e faz o que bem entender, claro. Mas isso me faz lembrar da discussão tupiniquim da "taxa das blusinhas". O mais importante não deveria ser a taxação, mas o aprendizado.
Como os chineses conseguiram desenvolver uma indústria que produz barato, em escala e com velocidade? E como a logística deles consegue ser tão eficiente, mesmo a milhares de quilômetros de distância?
O remédio antitérmico é muito importante para quem está com febre causada pela dor de garganta, mas o que resolve mesmo é o antibiótico. A taxação, me parece, está mais para controle da febre do que para solução definitiva.
Quer você queira ou não, já passou da hora de olhar para a China como fonte de inovação primária e entender que, assim como os EUA, eles estão "criando o futuro" para muitos mercados. E isso nos afeta muito.
Leitura recomendada
Quer continuar aprendendo mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!