StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

A integração entre vendas e marketing: como utilizar o SMarketing na sua estratégia

Culturalmente, as áreas de vendas e marketing passaram a trilhar caminhos separados. Uma pena quando se trata de resultados e aqui você entende o porquê

A integração entre vendas e marketing: como utilizar o SMarketing na sua estratégia

inside sales significado

, Jornalista

6 min

15 ago 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Camila Petry Feiler

SMarketing, é isso mesmo: a soma de sales e marketing, uma estratégia que engaja e une as duas áreas em prol do aumento do lucro, garantindo maior equilíbrio entre as duas áreas. 

A ideia é entregar colaboração e colher frutos com os clientes -- qualidade, satisfação e excelência para que ele se torne um fã da marca. A gente até falou sobre como a experiência do cliente tem sido um marco para as empresas que querem vender mais, confira aqui

Mas afinal, que história é essa de SMarketing?

De modo geral, as empresas já entendem que a colaboração entre as áreas gera mais valor ao produto ou serviço, já que ele é construído de diversas perspectivas. Entretanto, algumas frentes seguem independentes, o que gera conflitos de interesse, mas não deveria.

Vendas e marketing, por exemplo, são áreas visivelmente complementares, mas com metas e métricas diferentes, o que gera alguns conflitos. Isso também acontece porque a função do marketing varia de empresa para empresa, que hoje vai além dos tradicionais 4 Ps. 

No fim, os dois times querem crescimento da empresa e visibilidade. Quando alinhados em metas, processos e ferramentas, a previsibilidade cresce, junto com a colaboração e também os resultados.

Como ela pode apoiar vendas e marketing na prática?

Mulher em computador com loja e-commerce (foto: S O C I A L . C U T/Unsplash)

A estratégia funciona, mas é preciso paciência para moldar uma nova cultura em torno destes times. E o primeiro retorno deve ser em relação aos leads, uma briga antiga das áreas: o marketing atrai pessoas para a base, com as quais a área de venda também vai trabalhar. 

Veja também:

O problema é: nem sempre estes leads são qualificados ou favorecem de fato a base de vendas. E aí que o trabalho de vendas se torna complexo, quando não impossível. Mas quando vendas traz insights e feedbacks sobre a base e olha junto com o time de marketing, é possível aprimorar as duas estratégias. 

Nesse quesito, a comunicação é fundamental. Então criar acordos, rotinas e ter ferramentas onde todo o time possa consultar e tirar dúvidas facilita. Essa prática pode caminhar junto com a jornada do consumidor dentro da empresa -- que pode envolver ainda a área de Customer Success, cuidando da experiência mais a fundo e trazendo novas ideias tanto para marketing quanto para vendas. 

E isso envolve o tradicional funil de vendas, onde é possível acompanhar a jornada do cliente, entregar um percurso planejado por marketing, entregando para vendas um perfil engajado e envolvido com a empresa. 

No fim, você garante:

  • crescimento previsível;
  • compreensão real da persona;
  • redução de custos com os clientes;
  • foco estratégico;
  • fortalecimento da cultura da empresa cross entre as áreas;
  • maior aproveitamento das oportunidades.

Uma aula sobre como aproximar as áreas de Marketing e Vendas 

Sabendo que empresas que trabalham com SMarketing aumentam em até 20% suas receitas, de acordo com a Aberdeen Group, preparamos uma mentoria exclusiva sobre o tema para te orientar na prática:

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!