Em 2000, Reed Hastings, cofundador da Netflix, tentou vender sua jovem empresa à gigante Blockbuster por $50 milhões, mas a oferta foi rejeitada. Descubra como essa decisão moldou o futuro de ambas as empresas e as lições de inovação que surgiram dessa história.
Reprodução
, Founder da StartSe
3 min
•
22 jul 2024
•
Atualizado: 22 jul 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Hoje é não.
Há 24 anos, Reed Hastings, um dos fundadores da Netflix, encontrou-se com os donos da Blockbuster para tentar vender sua companhia. Ele pediu US$ 50 milhões pela venda total da companhia.
"Eles foram educados, mas não estavam interessados", disse Reed numa entrevista muito tempo depois.
Histórias como essa são comuns e algumas delas ficaram muito famosas. Contudo, o que elas mais ensinam é que os negócios, por mais sucesso que tenham, sempre precisarão mudar.
Mudar não significa jogar tudo fora e começar de novo, pelo contrário. As companhias precisam observar os sinais do mercado e entender quais são os futuros (sim, no plural) mais prováveis.
À medida que a tecnologia evolui, esses novos futuros ficam cada vez mais próximos e menos previsíveis. Por isso é tão importante ajustar os modelos de gestão para que sejam cada vez mais ágeis.
No ano 2000, há 24 anos, a Blockbuster parecida imbatível. Pouco tempo depois, fechou todas as suas lojas porque o mercado evoluiu, mas seu modelo de negócios ficou parado no tempo.
Hoje a Netflix vale US$ 272 bilhões.
Leitura recomendada
Junior Borneli é apaixonado pelo empreendedorismo e pela criação de novos negócios. Fundador e CEO da StartSe, é um dos profissionais mais bem conectados ao ecossistema de inovação e negócios do país. E você pode contratar Junior Borneli para palestrar em sua empresa aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!