StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

‘A oportunidade de intraempreender em uma big tech brilhou aos meus olhos’

Renata Zanuto assume a liderança na Oracle com a missão de impulsionar startups e inovação na América Latina. Em entrevista à StartSe, ela revela por que assumiu o cargo, quais são as estratégias, como planeja formar a equipe de alta performance e mais. Confira!

‘A oportunidade de intraempreender em uma big tech brilhou aos meus olhos’

Oracle recruta Renata Zanuto para nova divisão de startups

, jornalista

6 min

1 out 2024

Atualizado: 1 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Renata Zanuto assume liderança na Oracle com foco em impulsionar startups e inovação na América Latina: ‘A oportunidade de intraempreender em uma big tech brilhou aos meus olhos’

Renata Zanuto é daquelas profissionais que tem na veia a vontade de intraempreender. Com mais de 15 anos de experiência no ecossistema de startup, inovação e tecnologia, ela agora começa uma nova jornada na Oracle (entenda mais adiante), atuando como líder de Innovation Ecosystem Development. Trata-se de uma nova divisão estratégica da empresa com foco em ecossistema de inovação.

  • O objetivo principal da área é criar impacto e gerar valor, impulsionando startups no mercado e beneficiando clientes da Oracle e o ecossistema de inovação.

     
  • Isso significa que Renata estará construindo uma equipe em toda a América Latina, com pessoas locais que entendem as diferentes culturas e idiomas da região.

     
  • Ela já firmou uma parceria com o Cubo no Brasil e estará buscando outras parcerias estratégicas com hubs de inovação, fundos de investimento e outros agentes do ecossistema em toda a América Latina.
     
  • Atualmente, a área é muito embrionária e a executiva ainda está definindo os detalhes de como tudo funcionará. Ela terá que: formar um time, definir os processos e implementar estratégias para alcançar os objetivos.
     

Em conversa exclusiva, a executiva contou por que aceitou o convite, quais são seus planos e quais dicas estratégicas ela tem para outras lideranças. Confira:

“Essa oportunidade de criar uma nova área, com uma folha em branco, onde eu pudesse aplicar todos os meus conhecimentos, inclusive os empreendedores, unindo também toda a força e potência de uma grande empresa como a Oracle, brilhou muito aos meus olhos”, conta a executiva em conversa exclusiva à StartSe.

“Quando a Oracle me chamou para apresentar o projeto e explicar como iríamos atuar, enxerguei uma grande oportunidade. Era a chance de empreender dentro de uma corporação de peso, de posicionar uma big tech no ecossistema de startups com uma abordagem inovadora, que gerasse valor para todos — desde a startup e o cliente, até a organização e os demais players do ecossistema.”


StartSe: E o que a motiva a intraempreender?

Renata Zanuto: Desde que comecei a me inserir no ecossistema de inovação, percebi que o que realmente me brilha os olhos é estar nesse ambiente [de intraempreendedorismo]. Ajudar essas empresas a mudarem de patamar e fazer as coisas acontecerem é o que me motiva.

StartSe: Como será sua a atuação como da líder de Innovation Ecosystem Development na Oracle?

Renata Zanuto: Aqui, estou me referindo a grandes parcerias estratégicas com hubs de inovação em toda a América Latina e outros agentes do ecossistema, como fundos de investimento, entre outros. 

StartSe: Você está desenvolvendo sua área e, nesse caminho de encontrar os melhores talentos, quais habilidades você considera essenciais para alcançar os objetivos propostos?

Renata Zanuto: Pessoas que saibam se relacionar, que você consiga lidar no seu dia a dia. Enfim, então, para o sucesso da área, eu acho que, no mínimo, a pessoa tem que saber ouvir um feedback e saber crescer em conjunto. As pessoas do bem, acho que você percebe, isso é algo que não é tão tangível, né? 

StartSe: E qual é a lição que você aprendeu ao longo de toda a sua carreira que você traz agora nesse novo começo na Oracle?

Renata Zanuto: É importante não ter medo de fazer diferente, sempre com um risco calculado. Muitas vezes, é preciso arriscar, observar o que não deu certo e aprender com isso para fazer melhor da próxima vez. Para mim, essa mentalidade de startup é fundamental.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra é head de conteúdo na StartSe, especializada em carreira e empreendedorismo. Tem experiência há mais de cinco anos em Nova Economia. Passou por veículos como Pequenas Empresas e Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!