Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

‘A oportunidade de intraempreender em uma big tech brilhou aos meus olhos’

Renata Zanuto assume a liderança na Oracle com a missão de impulsionar startups e inovação na América Latina. Em entrevista à StartSe, ela revela por que assumiu o cargo, quais são as estratégias, como planeja formar a equipe de alta performance e mais. Confira!

‘A oportunidade de intraempreender em uma big tech brilhou aos meus olhos’

Oracle recruta Renata Zanuto para nova divisão de startups

, jornalista

6 min

1 out 2024

Atualizado: 1 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Renata Zanuto assume liderança na Oracle com foco em impulsionar startups e inovação na América Latina: ‘A oportunidade de intraempreender em uma big tech brilhou aos meus olhos’

Renata Zanuto é daquelas profissionais que tem na veia a vontade de intraempreender. Com mais de 15 anos de experiência no ecossistema de startup, inovação e tecnologia, ela agora começa uma nova jornada na Oracle (entenda mais adiante), atuando como líder de Innovation Ecosystem Development. Trata-se de uma nova divisão estratégica da empresa com foco em ecossistema de inovação.

  • O objetivo principal da área é criar impacto e gerar valor, impulsionando startups no mercado e beneficiando clientes da Oracle e o ecossistema de inovação.

     
  • Isso significa que Renata estará construindo uma equipe em toda a América Latina, com pessoas locais que entendem as diferentes culturas e idiomas da região.

     
  • Ela já firmou uma parceria com o Cubo no Brasil e estará buscando outras parcerias estratégicas com hubs de inovação, fundos de investimento e outros agentes do ecossistema em toda a América Latina.
     
  • Atualmente, a área é muito embrionária e a executiva ainda está definindo os detalhes de como tudo funcionará. Ela terá que: formar um time, definir os processos e implementar estratégias para alcançar os objetivos.
     

Em conversa exclusiva, a executiva contou por que aceitou o convite, quais são seus planos e quais dicas estratégicas ela tem para outras lideranças. Confira:

“Essa oportunidade de criar uma nova área, com uma folha em branco, onde eu pudesse aplicar todos os meus conhecimentos, inclusive os empreendedores, unindo também toda a força e potência de uma grande empresa como a Oracle, brilhou muito aos meus olhos”, conta a executiva em conversa exclusiva à StartSe.

“Quando a Oracle me chamou para apresentar o projeto e explicar como iríamos atuar, enxerguei uma grande oportunidade. Era a chance de empreender dentro de uma corporação de peso, de posicionar uma big tech no ecossistema de startups com uma abordagem inovadora, que gerasse valor para todos — desde a startup e o cliente, até a organização e os demais players do ecossistema.”


StartSe: E o que a motiva a intraempreender?

Renata Zanuto: Desde que comecei a me inserir no ecossistema de inovação, percebi que o que realmente me brilha os olhos é estar nesse ambiente [de intraempreendedorismo]. Ajudar essas empresas a mudarem de patamar e fazer as coisas acontecerem é o que me motiva.

StartSe: Como será sua a atuação como da líder de Innovation Ecosystem Development na Oracle?

Renata Zanuto: Aqui, estou me referindo a grandes parcerias estratégicas com hubs de inovação em toda a América Latina e outros agentes do ecossistema, como fundos de investimento, entre outros. 

StartSe: Você está desenvolvendo sua área e, nesse caminho de encontrar os melhores talentos, quais habilidades você considera essenciais para alcançar os objetivos propostos?

Renata Zanuto: Pessoas que saibam se relacionar, que você consiga lidar no seu dia a dia. Enfim, então, para o sucesso da área, eu acho que, no mínimo, a pessoa tem que saber ouvir um feedback e saber crescer em conjunto. As pessoas do bem, acho que você percebe, isso é algo que não é tão tangível, né? 

StartSe: E qual é a lição que você aprendeu ao longo de toda a sua carreira que você traz agora nesse novo começo na Oracle?

Renata Zanuto: É importante não ter medo de fazer diferente, sempre com um risco calculado. Muitas vezes, é preciso arriscar, observar o que não deu certo e aprender com isso para fazer melhor da próxima vez. Para mim, essa mentalidade de startup é fundamental.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!