Veja aqui 5 dicas incríveis para humanizar o seu marketing agora mesmo!
Pessoas com notebook (foto: Microsoft/Unsplash)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Erica Queiroz
Cada vez mais, o marketing humanizado vem tomando conta das redes sociais e comunicações empresariais. E, se a sua empresa ainda não produz conteúdo humanizado, você já deve ter percebido uma enorme queda em seu engajamento.
Isso acontece porque pessoas querem se conectar com pessoas. São as relações interpessoais que nos passam confiança e segurança e o mesmo vale para o marketing. As pessoas compram de quem elas confiam, de quem lhes passa segurança.
Além disso, com a pandemia, fomos obrigados a nos distanciar uns dos outros, até mesmo nas relações de trabalho. Por isso, a carência de interações humanas ficou ainda maior e mais evidente.
De acordo com o Blog Sprinklr, "os consumidores com uma conexão emocional com uma marca têm um lifetime value 306% maior, permanecem com a marca por uma média de 5,1 anos contra 3,4 anos dos que não têm essa conexão e recomendam marcas em níveis muito mais altos (71% contra 45%)".
E nada melhor para criar conexão emocional do que um ser humano falando com outro, não é mesmo?
Vamos, então, ver algumas dicas que preparei, para você humanizar o seu marketing.
A empresa precisa ter uma cara. Ou algumas.
Se você não quiser aparecer ou acredita que não tenha carisma ou postura para tal (isso pode ser desenvolvido, tá?), você tem algumas opções, como pedir a um sócio que apareça ou a alguns colaboradores, que passem a imagem da empresa.
A única ressalva seria não utilizar um único colaborador, pois a empresa teria a cara dele. E, se ele for embora, a confiança na sua empresa poderá se perder e você terá que reconstruí-la ;-).
O melhor jeito de aparecer é por meio de stories e vídeos. Nada impede que você use fotos com textos, mas eles geram menos conexão.
Já nos casos de e-mail marketing, por exemplo, é legal utilizar uma mensagem assinada e com foto do CEO da empresa, por exemplo.
PS: não se esqueça de pedir que os colaboradores assinem um termo de autorização de uso de imagem, para que não processem a sua empresa no futuro.
As pessoas são super curiosas para saber o que está por trás da empresa, como é o seu dia a dia, como são os ambientes, as pessoas que trabalham lá...
Então, mostre como você desenvolve o seus produtos ou como os seus serviços podem ser utilizados, mostre o local de trabalho, um dia da rotina da empresa...
Nada melhor para conectar do que contar histórias (storytelling). As pessoas se identificam e terão mais vontade de comprar de você.
Além disso, ao mostrar os bastidores, você demonstra transparência, mostrando que não tem nada para esconder.
E isso gera uma conexão enorme.
Use os stories do Instagram para isso e crie vídeos mostrando alguns processos, rotinas ou, até mesmo, partes de eventos.
Conteúdo gerado por usuários tem inúmeras vantagens e a primeira delas é que ele pode ser totalmente gratuito ou custar muito pouco!
Afinal, os clientes estão trabalhando pra você, sem que você gaste nada, a não ser que queira criar algo mais elaborado ou até mesmo contratar um influenciador.
Reviews e depoimentos são duas das melhores formas de gerar conteúdo confiável. Principalmente para o público mais jovem, que sempre busca opiniões reais para basear suas compras.
Portanto, comece a adquiri-los agora mesmo!
Experiências são um excelente modo de engajar e entreter.
Além disso, as experiências acabam por informar também, mas de uma forma mais leve e descontraída.
Uma das empresas mais citadas em criação de experiências é a Warby Parker, uma empresa de óculos de grau e de sol, que nasceu online em 2010 e só teve a primeira loja física em 2013.
Nas lojas físicas, eles possuem um vendedor treinado para recepcionar as pessoas, calorosa e amigavelmente, e levá-las diretamente ao que buscam.
Além disso, as acompanham durante todo o processo, até o fechamento da venda. Afinal, o início e o fim da jornada do cliente são momentos decisivos no processo. Porque sem essa recepção acolhedora, pode ser que a jornada nem aconteça.
Já no site, a empresa oferece um quiz (https://www.warbyparker.com/quiz), em que você responde a algumas perguntas e, no final, o site mostra sugestões de óculos, de acordo com as suas preferências, gênero e o formato do seu rosto.
Por fim, eles permitem que você escolha 5 óculos, que serão enviados a você, gratuitamente, para um teste de 5 dias, e depois você os devolve à empresa, gratuitamente também. Aí, se quiser efetuar a compra, eles fazem um par de óculos novinho em folha pra você! Não é demais?
Neste caso, não tem um humano interagindo, a não ser que haja necessidade de uma intervenção. Mas a experiência fica humanizada a partir do momento em que a empresa a personaliza para cada cliente e envia os óculos para a sua casa. Afinal, quem te "emprestaria" 5 armações, para você testar em casa e mostrar aos parentes e amigos, por 5 dias e de graça? Apenas um amigo, um humano!
Crie conteúdo próprio, não copie os outros. Inspirar-se nos outros, sim, mas copiá-los, jamais!
Defina o posicionamento, a voz e os valores da empresa, de modo que ela seja facilmente identificável e memorável.
Fale sempre a linguagem do seu público e use conteúdos que tenham a ver com a sua marca.
Use as tendências a seu favor, mas somente se fizerem sentido para o seu negócio.
Se for um escritório de advocacia, por exemplo, talvez não faça muito sentido fazer uma dancinha. Mas, se for uma brincadeira com os advogados, por exemplo, pode até ser algo legal a se explorar. Afinal, o público verá que quem está do outro lado é "gente como a gente".
O importante é ser sempre fiel aos valores que quer passar.
E aí, curtiu as dicas? Já esta pronto(a) para começar a humanizar a sua empresa?
…
Acelere o resultado de suas vendas e marketing com a metodologia de crescimento de negócios mais usada pelas empresas do Vale do Silício. Conheça o Growth Program e domine conceitos avançados de como Atrair, Engajar, Converter e Fidelizar Clientes B2C ou B2B.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!