A internacionalização é um passo importante para os negócios, mas exige passos certeiros. Confira aqui o que é fundamental antes de ir para Miami
, Jornalista
6 min
•
11 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Muitos brasileiros querem expandir seus negócios além-mar e Miami surge como cidade dos sonhos.
Seja pelo clima, oportunidades ou comunidade brasileira, a realidade é que é preciso um planejamento antes desse passo. Louanni Cesario, advogada sênior da equipe de Imigração Empresarial da Drummond Advisors em Miami, explica como se organizar para levar seu negócio à cidade.
“A decisão estratégica de onde eu vou alocar minha empresa é a decisão mais importante. Toda a projeção e estratégia vai nascer dali. As pessoas esquecem que os Estados Unidos são uma federação. Então, se eu vou para a Flórida é uma coisa, para a Califórnia é outra. Cada estado tem seu foco e hoje Miami é a bola da vez”, explica a advogada.
Business Plan. “As pessoas não podem vir às cegas. É um mercado enorme, mas tem muita competição, complexidade, pelas jurisdições, pela forma de se conduzir o business em cada localidade. Não dá para se aventurar. Tem que ter auxílio, parceiros, tem que buscar profissionais.
Não dá para chegar e aí, quando tiver lucro, começar a arrumar a casa. Você já pode ter causado vários problemas que podem ser irremediáveis.”
Louanni diz ainda que é preciso mostrar ao país os benefícios do negócio aqui e que você está bem preparado.
“Pelo menos seis meses de antecedência para esse planejamento, especialmente se for envolver o visto. Não é só a elaboração, é a execução. As pessoas têm que vir, visitar locais para escolher o escritório. Para que um visto dê certo, existe todo um investimento anterior. É preciso estar pronto para operar e é preciso ter a pessoa que vem operar o negócio aqui."
“A imigração tem muitas fases. Eles estão observando os movimentos do mundo. As flexibilizações de visto vêm onde a economia americana está mais fragilizada, quando existe um movimento latente conforme o momento. Por isso, tem a parte fixa da imigração, mas tem a flexibilização, que é moldada pela situação política. Assim, não faz sentido usar as fórmulas que as pessoas passam, é preciso entender o histórico.”
Segundo a advogada, “a tendência é um crescimento de interesse e de investimento na cidade. O governo espera e se prepara para isso.” Junto a isso, oportunidades de negócios surgem e a relação estreita que a Flórida tem com o Brasil pode favorecer ainda mais os negócios daqui.
Entretanto, é preciso planejamento (inclusive financeiro) antes de arriscar este passo. Ter a resposta de porque Miami, o que o país ganha com a ida do seu negócio e ir fazendo networking pode abrir portas desde o começo.
Como sugere Louanni, o melhor jeito de começar é conhecendo a cidade do ponto de vista de negócios. Para quem quer fazer isso, a StartSe tem uma imersão por lá que mostra os principais players e já abre caminhos. Pode ser a oportunidade também para entender porque Miami está se tornando tão relevante para os negócios, saindo na frente dos concorrentes. Confira mais detalhes aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!