Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Adeus, Petróleo: a revolução silenciosa da Noruega

Com tecnologia e visão de futuro, o país transforma a matriz energética global

Adeus, Petróleo: a revolução silenciosa da Noruega

Reprodução

, Founder da StartSe

3 min

3 dez 2024

Atualizado: 3 dez 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto*

A Noruega está muito próxima de ser o primeiro país livre de petróleo do mundo. Neste ano, 94% dos carros vendidos por lá foram elétricos, sendo 92% totalmente elétricos e 2% do modelo híbrido.

A Tesla é quem domina o mercado por lá. A cada 6 carros elétricos vendidos no país, 5 são da marca americana. Em números absolutos, os carros elétricos já são a maioria dentre a frota total da Noruega.

A Noruega é um dos países com energia mais limpa do mundo: 96% da energia vem de hidrelétricas e o parque eólico gera mais 8,5% da energia necessária para o país, o que acumula um excedente de energia.

Além disso, a Noruega tem o maior parque eólico flutuante do mundo, com 11 turbinas em alto mar. No que diz respeito a energia solar, a Noruega é pouco expressiva, estando entre os países com menos hora de sol.

A eletrificação das frotas é uma tendência global e as montadoras estão indo nessa direção. A China está liderando esta corrida e mais e mais países serão "petrol-free" nos próximos anos.

Leitura recomendada 

Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?

Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!