Segurança, anti-festa e match de novos anfitriões marcam o novo momento da plataforma, que foca na expansão com exemplo do CEO.
, Jornalista
8 min
•
17 nov 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Com o crescimento do Airbnb, crescem também os problemas. As fontes de notícia e redes sociais destacam o número de câmeras escondidas nas locações ao redor do mundo, gerando um impacto tremendo na marca, não é?
A saída foi enfrentar essas questões, lançando recursos para garantir ainda mais segurança, tanto para hóspedes quanto para anfitriões, oferecendo garantias de melhores serviços.
De acordo com o CEO, em anúncio, a proposta é tornar o Airbnb ainda mais atrativo para novos anfitriões em um momento desafiador para a economia, promovendo acesso a uma nova fonte de renda sem riscos, em um momento onde as viagens voltam aos planos, abrindo espaço também para quem quer trabalhar remotamente.
“O Airbnb nasceu durante uma recessão. Joe e eu não tínhamos dinheiro para pagar nosso aluguel, então inflamos três colchões de ar e criamos um AirBed & Breakfast [colchão inflável e café da manhã, em tradução livre]. Em pouco tempo, pessoas de todo o mundo se juntaram a nós”, disse Brian Chesky, CEO e Cofundador do Airbnb.
Veja quais são as mudanças que o app está implementando para trazer mais gente para a plataforma.
Ao chegar na plataforma pela primeira vez, os anunciantes vão poder se conectar com superhosts (pessoas anfitriãs bem avaliadas pelos hóspedes) para tirar dúvidas sobre todo o processo. O aplicativo vai sugerir alguém conforme a localização, criando uma espécie de match entre as pessoas.
Também vai ser possível escolher hóspedes experientes na primeira acomodação, para garantir maior tranquilidade.
O aplicativo vai começar a expandir a verificação de identidade dos hóspedes, começando pelos que viajam para os 35 principais países e regiões onde o Airbnb está disponível – representando 90% de todas as reservas.
O Airbnb também está atualizando o Aircover, garantias de proteção aos anfitriões oferecidas pela plataforma.
Além disso, ele também está lançando sua tecnologia própria de análise de reservas nos Estados Unidos e Canadá, ajudando a reduzir a chance de festas não permitidas. A ideia é buscar padrões de risco, como jovens com notas baixas que alugam casa perto dos seus endereços residenciais.
A tecnologia de varredura já foi testada na Austrália e o Airbnb afirma ter tido resultado positivo, com uma queda de 35% no número de pessoas não autorizadas a realizar comemorações.
Muita gente utiliza o Airbnb para buscar experiências. Por isso, agora vai ser possível encontrar diferentes opções de acomodações, abrindo espaço para lugares menos conhecidos que podem oferecer hospedagens incríveis. As novas categorias são:
Para mostrar quão seguro o serviço é, o CEO abriu sua casa e deixou um quarto disponível para hospedagem. A ideia é romper com o nervosismo de abrir a casa para estranhos. Em vídeo anunciado na plataforma, ele fotografa a casa para divulgar o quarto no Airbnb, enquanto conta detalhes do lar e compartilha as facilidades de se tornar um anfitrião.
Ouvindo às demandas dos usuários, o Airbnb se adaptou para tornar o serviço melhor, seguro e mais amigável a novos usuários. A ideia é expandir e tornar a tecnologia acessível em um momento economicamente instável, possibilitando que mesmo acomodações remotas recebam hóspedes.
Para isso, o CEO, mais uma vez, aderiu ao conceito de dar o exemplo e abriu sua casa. A cultura da empresa é moldada em princípios pilotados por ele, como o trabalho remoto, que muito propiciam o negócio.
E não é só isso: a plataforma utilizou tecnologia para ampliar formas de proteger e incluiu as festas (questão que já gerou grandes problemas), garantindo que política seja seguida.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!