StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Shopping e pequenas lojas físicas: a nova estratégia da Amazon

A gigante do comércio eletrônico está fechando parceria com lojistas de shoppings e pequenos empreendedores locais para entregar melhor e mais rápido. Entenda!

Shopping e pequenas lojas físicas: a nova estratégia da Amazon

(Foto: divulgação Facebook Amazon)

, jornalista

5 min

31 mai 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

A Amazon é uma das gigantes do comércio eletrônico. Quando o assunto é entrega é difícil competir com a varejista — já que, em alguns casos, entrega em um dia. Mas outras empresas estão de olho no movimento, o que não deixa dúvida: o mundo vai ver cada vez mais uma onda de empresas buscando alternativas para entregar rápido. Briga de gigantes.

Não à toa a empresa de Jeff Bezos está buscando novas alternativas para entregar mais, melhor e rápido.

QUAL A NOVA ESTRATÉGIA DA AMAZON PARA ENTREGAR MAIS RÁPIDO?

O mais recente MVP da companhia é a parceria com lojas de shoppings. A ideia é que os motoristas da Amazon Flex, que usam seus próprios veículos para fazer entregas, busquem e entreguem pacotes de lojas dos shoppings centers. Se bem sucedido, a Amazon vai expandir a variedade de produtos.

Na prática, o programa de teste funciona assim: clientes que desejam o envio de produtos rápido, visualizam na loja online da Amazon a disponibilidade do produto em uma loja do shopping local, fazem a compra e, na sequência, um dos motoristas busca o produto e entrega rapidamente. Por enquanto, está disponível na região de Seattle, nos Estados Unidos.

Lauren Smaha, porta-voz da gigante do comércio eletrônico, disse que muitas lojas estão participando do teste, no entanto, não deixou claro quais são as marcas e o custo e a receita por isso. “Esta é apenas outra maneira de conectar os vendedores da Amazon com os clientes por meio de opções de entrega conveniente”, disse ela à Bloomberg.

O fato é que a iniciativa pode escalar a corrida entre as varejistas e criar um bom relacionamento entre a Amazon e os shoppings americanos que estão lutando para permanecer relevantes em meio ao crescimento do e-commerce.

PEQUENAS LOJAS FÍSICAS LOCAIS TAMBÉM ESTÃO NA MIRA DA AMAZON

Um programa secreto, mas que teve início no ano passado: a Amazon tem feito parceria com pequenos negócios locais — de floricultura a restaurante — de zona rural para participar de um programa de entrega experimental.

Como assim? A empresa, segundo a Vox, paga para que essas pequenas empresas recebam todos os dias as encomendas da Amazon e façam as entregas em um raio de 16 quilômetros. Não precisa, no entanto, ter experiência com entrega, apenas um ponto físico para guardar os produtos e a disponibilidade de fazer as entregas todos os dias. O programa está disponível nas regiões de Alabama, Nebraska e Mississípi. .

A estratégia, no entanto, está atrelada em acelerar o prazo de entrega na região. Isso porque, de um lado as compras aumentam; do outro, perde tempo na “última milha” — e a parceria com os pequenos negócios pode ser uma boa alternativa para resolver isso.

POR QUE IMPORTA?

Buscar formas para entregar mais rápido virou obrigação para as empresas. Isso porque, à medida que o e-commerce movimenta bilhões, os consumidores estão dispostos a pagar mais caro para receber mais rápido, segundo uma pesquisa feita pelo Global Consumer Insights, realizada pela consultoria americana PwC. Ou seja, virou diferencial competitivo. E o que você pode aprender com a Amazon? Criar estratégias e fazer MVPs

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!