Entenda como a Amazon está se desenvolvendo em três verticais do mercado de jogos: streaming, jogabilidade e desenvolvimento.
Amazon Game On (foto: montagem: Getty/Amazon)
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
A Amazon tem avançado com mais força no mercado de games. A novidade mais recente da companhia é o Amazon Game On. A plataforma permite o compartilhamento de clipes de 30 segundos a 5 minutos de jogos mobile – ou seja, apenas de celulares. São mais de mil jogos suportados, a exemplo do PUBG Mobile, Angry Birds, entre outros.
Os clipes são publicados nos perfis dos usuários e a edição pode ser feita dentro do próprio app, inclusive trazendo a opção de legendas. A gamificação também tem peso na usabilidade da plataforma, em que os usuários são provocados a cumprir desafios e ganham recompensas virtuais por isso.
Entenda como funciona e o impacto do Amazon Game On com esse vídeo que fizemos:
Em um email interno que foi vazado, Andy Jassy – CEO da Amazon Web Services e futuro substituto de Jeff Bezos no comando – falou aos funcionários da companhia que possui uma grande confiança em como a Amazon irá se posicionar no segmento de games. Essa é uma estratégia que já vem de longa data.
Um dos maiores passos da companhia havia sido a aquisição da plataforma de streaming de games Twitch por US$ 970 milhões em 2014. Desde então, os assinantes Prime possuem benefícios exclusivos em jogos específicos. A rede possui mais de 140 milhões de usuários mensais no mundo – reflexo de um crescimento de 300% durante a pandemia, em 2020. Em fevereiro de 2021, foram 9,5 milhões de transmissões de jogos, segundo o site Twitch Tracker.
No fim de 2020, a empresa lançou o Luna, uma plataforma de streaming de jogos em nuvem. A expertise do AWS foi usada para permitir que games sejam jogados em diversas plataformas, do smartphone aos tablets e computadores. O serviço começou a ser disponibilizado mais amplamente a partir de fevereiro deste ano, com mensalidade a partir de US 5,99. Ainda não há previsão do serviço chegar no Brasil.
A Amazon está atacando o mercado de jogos em três frentes: no streaming, com a Twitch e Amazon Game On; na jogabilidade, com a Luna; e no desenvolvimento, com o Amazon Games. Neste último, a empresa possui equipes em Washington, Califórnia, Nova York, Londres e Munique apenas focadas na criação de novos jogos.
Agora, este é o momento de entender como a companhia irá se desempenhar nas três verticais. Ela concorre com grandes empresas de tecnologia também nestes setores – o Google possui o YouTube (streams) e o Stadia (jogos em nuvem); enquanto a Microsoft já possui o Xbox, o GamePass e adquiriu a controladora da Bethesda (uma das maiores desenvolvedoras de jogos no mundo) em 2020. É brincadeira de gente grande.
Entenda como as big techs estão concorrendo no mercado de games no nosso podcast Agora em 10.
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!