Inovação reduz tempo de atendimento e eleva satisfação do cliente em parceria com Neo & Hypeone
Reprodução Amil
, redator(a) da StartSe
7 min
•
21 nov 2024
•
Atualizado: 21 nov 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Amil, uma das maiores do setor de planos de saúde no Brasil, usou a Inteligência Artificial para qualificar o atendimento ao cliente.
A parceria estratégica com a Neo & Hypeone, empresa nacional de experiência do cliente e cibersegurança, resultou na implementação da NIAh, uma solução inovadora que combina inteligência artificial proprietária com a tecnologia da OpenAI.
Segundo Fabiano Falvo, vice-presidente da Neo & Hypeone, o diferencial da NIAh está em sua capacidade de aprendizado contínuo e na leitura detalhada do comportamento do cliente, permitindo decisões mais ágeis e assertivas. “Com a NIAh, conseguimos não apenas otimizar processos, mas também entregar uma experiência personalizada e humanizada ao consumidor, alinhando tecnologia à estratégia de negócios,” destacou Falvo.
Funcionando como um “copiloto” para os atendentes, a plataforma dinamiza as interações com respostas intuitivas e empáticas. Isso resultou em uma redução de 17% no tempo médio de atendimento e um aumento expressivo de 20% na resolução de demandas já no primeiro contato (first call resolution).
Além disso, em apenas um ano, a Amil registrou melhorias significativas na eficiência operacional e na capacidade de tomar decisões com base em insights acionáveis, gerados pela inteligência artificial.
Marcelo Piccione, diretor executivo de operações e atendimento da Amil, afirma que a integração de tecnologias avançadas elevou o padrão de atendimento da operadora. “A sinergia entre inteligência artificial generativa e aprendizado de máquina não apenas melhorou a qualidade das interações, mas também trouxe maior automação e precisão, promovendo uma experiência mais satisfatória para nossos clientes.”
A solução NIAh, além de sua eficiência operacional, reforça a busca da Amil por um crescimento sustentável e pela excelência em cada etapa do atendimento. A operadora, fundada em 1978 no Rio de Janeiro, hoje atende 5,4 milhões de beneficiários e conta com uma vasta rede de hospitais, unidades ambulatoriais e credenciados.
Já a Neo & Hypeone solidifica sua posição como uma das líderes no setor de customer experience no Brasil. Atendendo as maiores empresas do país e reconhecida no Prêmio Valor Inovação, a empresa demonstra que a combinação de tecnologia e estratégia pode criar valor real para marcas e consumidores.
O mercado de saúde suplementar no Brasil cresceu nos últimos anos, especialmente após os impactos iniciais da pandemia de COVID-19. O setor registrou um aumento no número de beneficiários em planos de saúde, impulsionado por fatores como a maior preocupação com a saúde, a valorização dos benefícios corporativos e o retorno gradual do emprego formal.
Para se ter um comparativo, em 2023, o mercado alcançou mais de 51 milhões de beneficiários em planos de saúde médico-hospitalares, o maior número em quase uma década, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso representou um crescimento de cerca de 7% em relação ao período anterior à pandemia, em 2019.
Entre as razões para o crescimento está a retomada do emprego formal, com o aumento no número de contratações com carteira assinada, um maior interesse por Saúde Preventiva, levando muitas pessoas a priorizarem planos de saúde e a demanda por Segmentos Populares dos planos, levando as operadoras que oferecem planos de saúde acessíveis registrarem alta significativa na adesão.
No competitivo mercado de saúde suplementar, onde a experiência do cliente é tão importante quanto o cuidado médico em si, a adoção de soluções tecnológicas, como a NIAh, representa um divisor de águas.
Empresas que investem em tecnologia de ponta não apenas ganham eficiência, mas também constroem confiança e fidelidade junto aos seus clientes. O exemplo da Amil é um caso de estudo do mercado health sobre como alinhar inovação à estratégia corporativa para obter resultados tangíveis e diferenciais competitivos.
Inteligência Artificial atingiu o patamar daquela “coisa” que é super desejada, mas as lideranças ainda não sabem direito por onde começar. Só usar o ChatGPT nas tarefas do cotidiano já não dá o impacto desejado. É preciso atingir o mais alto nível operacional usando as facilidades das ferramentas de IA Generativas.
É isso que faz o IA para Negócios, da StartSe. Uma imersão de dois dias, focada em diretores, C-Levels e altos líderes. Para entender o grau máximo que chega uma gestão usando IA. A próxima data da imersão está chegando: 28 e 29 de novembro.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Jornalista e Copywriter. Escreve sobre negócios, tendências de mercado e tecnologia na StartSe.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!