O fenômeno descreve um conjunto de sintomas emocionais e comportamentais que se intensificam durante o último mês do ano. Entenda!
Foto de CoWomen na Unsplash
, Colunista
6 min
•
14 dez 2023
•
Atualizado: 14 dez 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Dezembro é um mês marcado por celebrações, festas e reuniões familiares/empresariais. No entanto, para muitos, esse período também pode ser sinônimo de ansiedade, depressão e alterações significativas na rotina diária.
A pressão das festas de fim de ano, o acúmulo de tarefas e a expectativa de encontros familiares podem gerar ansiedade. As preocupações financeiras com presentes e preparativos para as festividades também contribuem para esse quadro. Muitas vezes, esta interação familiar mais intensa pode trazer a tona conflitos e sentimentos desagradáveis.
Para aqueles que enfrentaram perdas ou estão distantes de entes queridos, dezembro pode ser um lembrete doloroso dessas ausências. A comparação com anos anteriores ou com as experiências de outras pessoas pode intensificar sentimentos de tristeza e solidão. O Natal pode ser um gatilho forte para feridas emocionais ainda não curadas.
A quebra da rotina habitual, devido a festas e férias, pode também desregular hábitos saudáveis de sono, alimentação e exercício, afetando o bem-estar mental e físico.
Durante este período, muitos profissionais de saúde mental observam um aumento na demanda por serviços. Consultórios de psicologia e psiquiatria frequentemente relatam um aumento no número de consultas e sessões de terapia.
Para amenizar os sintomas da dezembrite, algumas ações podem ser adotadas pelas empresas e lideranças para garantir o bem-estar dos colaboradores.
Incentivar horários flexíveis ou a possibilidade de trabalho remoto pode ajudar os colaboradores a gerenciar melhor suas obrigações pessoais e profissionais durante este mês agitado.
Líderes devem promover um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para expressar suas preocupações. Oferecer um ouvido atento e compreensivo pode fazer uma grande diferença.
Reconhecer o trabalho árduo dos colaboradores, especialmente no final do ano, pode melhorar significativamente o moral da equipe. Pequenos gestos de apreciação, como agradecimentos ou recompensas simbólicas, podem ter um impacto positivo.
Organizar atividades leves e não obrigatórias, como almoços em equipe ou pausas para café, pode proporcionar momentos de relaxamento e confraternização.
Assegurar que os colaboradores não estejam sobrecarregados com trabalho extra durante este período é fundamental. Ajustar prazos e expectativas pode ajudar a reduzir o estresse.
Implementar programas de apoio à saúde mental, como workshops sobre gerenciamento de estresse ou acesso a aconselhamento psicológico, pode ser extremamente benéfico.
Encorajar os colaboradores a tirar tempo para si e para suas famílias pode prevenir o esgotamento e promover um ambiente de trabalho mais saudável.
Ao adotar essas estratégias, as lideranças não apenas contribuem para o bem-estar dos colaboradores durante o mês de dezembro, mas também estabelecem uma cultura de cuidado e apoio que beneficia a organização como um todo.
Um ambiente de trabalho que prioriza a saúde mental e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (com flexibilizações, especialmente no mês de dezembro), pode resultar em maior satisfação e produtividade dos colaboradores, criando um ciclo positivo de bem-estar e eficiência.
*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor.
Aprenda as 10 competências chave de gestão e inovação com insights de +30 mentores influentes do Vale do Silício e Europa. Como? Conheça o xBA.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Colunista
Psicóloga, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das brasileiras com mais destaque na produção de conteúdo no LinkedIn – LinkedIn Top Voices. Empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação Autora do Livro Você de Emprego Novo - Editora Évora.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!