O sonho do carro da Apple parece mais próximo do que nunca. A empresa está garantindo seu lugar em um futuro elétrico, autônomo e tecnológico
novo-carplay-deve-ser-lancado-ate-o-final-de-2023-em-parceria-com-montadoras. (Foto: Apple/Divulgação).
, Jornalista
5 min
•
13 set 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Camila Petry Feiler
Não tá fácil para os fãs da Apple. A espera pelo carro da marca segue e as expectativas são altas, ainda mais agora que a empresa contratou Gregory Baratoff, que até então era o vice-presidente do time de carros autônomos da Hyundai Mobis.
A Hyundai, inclusive, foi cotada como parceira na produção, mas o acordo acabou não indo para frente.
O anúncio traz ainda mais peso para o time que já conta com Luigi Taraborrelli, engenheiro com 20 anos de carreira na Lamborghini, Desi Ujkashevic, que trabalhava na Ford e foi diretora global de Engenharia de Segurança, Stuart Bowers, ex-chefe do Tesla Autopilot, e Ulrich Kranz, que trabalhou com carros elétricos na BMW.
O que a empresa tem apostado é em manter o alto nível dentro de casa, usando um chip no veículo que está sendo criado pelo mesmo time que desenvolveu processadores para o iPhone para o Mac. Isso garante que a inteligência artificial fará todo o trabalho, ganhando em segurança.
Estamos falando que a mesma tecnologia que nos dá a chance de saber “qual o nome do artista que fez aquele filme dos anos 80 e agora atua em um da Netflix” é a que nos fará entrar num carro que já sabe se dirigir sozinho até o lugar que queremos.
Na Apple, ela é gerenciada por John Giannandrea, que criou um dos algoritmos mais populares do Google e agora está liderando a área de veículos autônomos da empresa.
E vai mais longe: como o veículo vai ser autônomo, a empresa está apostando em realidade virtual para manter os passageiros entretidos durante o trajeto.
Pois é, o Apple Car nem deu as caras ainda e já aparece como um dos queridinhos dos compradores de carros novos.
Em um levantamento, a Toyota ficou em primeiro com 38%, a Honda em segundo com 32% e a Apple, surpreendentemente em terceiro com 26%. Ford (21%) e Tesla (20%) completam o ranking.
A questão da mobilidade é chave para qualquer mercado que esteja olhando para o futuro. As montadoras, inclusive, estão recalculando a rota e assimilando eletrificação, ESG e até Geração Z nas estratégias.
Por revolucionar as indústrias da música -- com o lançamento do iPod (2001) e da telefonia, com o iPhone (2007), a chegada da Apple ao mercado automotivo certamente seria um marco para o segmento.
Siga a StartSe nas redes sociais: Instagram | Telegram | Twitter | YouTube
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!