Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Apple Vision Pro: como a sua empresa deve se preparar para o novo modelo de marketing?

Se o Apple Vision Pro for bem-sucedido, prepare-se para grandes mudanças no marketing digital

Apple Vision Pro: como a sua empresa deve se preparar para o novo modelo de marketing?

Apple Vision Pro (Foto: Divulgação/Apple)

, Colunista

10 min

23 jun 2023

Atualizado: 23 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

No últimos dias, uma novidade agitou o mercado digital. A Apple tem sido uma das empresas líderes em tecnologia e inovação nos últimos anos, e agora, com o lançamento do incrível Apple Vision Pro, a empresa está mais uma vez marcando sua presença nesta área

  • O Apple Vision Pro é um dispositivo de realidade misturada (mistura o conteúdo digital com o mundo físico)
     
  • Serve para projetar imagens e informações em tempo real em um campo de visão, ajudando as pessoas em uma variedade de situações, como no trabalho ou em atividades diárias, muita diversão e praticamente tudo mais que elas quiserem

O QUE É O APPLE VISION PRO?

Trata-se de um dispositivo portátil, que lembra as máscaras de ski, e que pode ser usado em qualquer lugar. Com uma série de sensores, ele rastreia o movimento da cabeça e do corpo, permitindo que o usuário envie comandos apenas com o olhar, voz e mãos.

As máscaras são levemente transparentes, de modo que você possa ver as pessoas à sua volta e elas possam ver os seus olhos também. Os usuários podem interagir com o mundo real enquanto veem informações e imagens projetadas em cima dele.

AS PESSOAS ESTÃO PREPARADAS PARA A INOVAÇÃO QUE O APPLE VISION PRO INTRODUZ?

Nos primeiros segundos do vídeo de lançamento do produto, a Apple informa: "A era da computação espacial chegou!". Sim, o visionOS é o primeiro sistema operacional espacial do mundo!

E com a computação espacial, muitas novidades surgirão no horizonte.

A Apple está trabalhando em uma variedade de aplicativos que podem ser usados com o Apple Vision Pro. Entre eles, há aplicativos de navegação, de trabalho e de lazer.

  • Por exemplo, um aplicativo de navegação pode ser usado para ajudar os usuários a encontrar seu caminho em uma cidade desconhecida, projetando informações úteis como direções e mapas diretamente em seu campo de visão.

Por sua vez, um aplicativo de trabalho pode ser usado para ajudar os usuários a visualizar dados e gráficos em tempo real, enquanto trabalham em projetos. Várias telas poderão ser visualizadas ao mesmo tempo, o que pode ajudar quem trabalha com a bolsa de valores, por exemplo. E que tal uma videochamada com um visual incrível como plano de fundo?

Os aplicativos de lazer também são uma área de interesse para a Apple, com a empresa trabalhando em uma variedade de jogos e experiências imersivas, que os usuários poderão desfrutar com o Apple Vision Pro. Cinema pra quê, se você pode ter a sua telona particular, do tamanho que quiser?

Você pode estar no sofá de casa e projetar uma tela virtual ao seu redor, simulando que está numa praia. Ou pode pegar uma foto sua nas montanha e ter a sensação de ter voltado àquele momento específico. Dormir olhando as suas estrelas particulares, relaxar num ambiente que você projete. As possibilidades são inúmeras.

Pré-lançamento do Apple Vision Pro 

A princípio, a Apple venderá o Vision Pro apenas nos EUA, a partir do início de 2024, e começará a lançá-lo em outros países um pouco mais adiante. eu preço de lançamento será a pequena bagatela de USD 3.499 o que dificultará a propagação das máscaras rapidamente.


O que isso tudo tem a ver com marketing

É interessante analisar as possíveis mudanças no marketing digital que essas tecnologias podem trazer.

  • Um dos maiores impactos provavelmente será na forma como os consumidores interagem com as marcas. 

Com o Apple Vision Pro, os usuários poderão ver informações e imagens diretamente em sua visão, criando uma experiência mais imersiva e personalizada. Isso significa que as marcas terão a oportunidade de criar experiências de marketing mais interativas e envolventes para os consumidores.

EXEMPLO

Por exemplo, imagine que uma loja de roupas possa criar uma experiência de realidade aumentada em que os usuários possam provar as roupas em um ambiente imersivo, sem sair de casa, claro. Os usuários poderiam ver como as roupas ficam em seu corpo e experimentar diferentes combinações de peças de vestuário e acessórios, antes de fazer uma compra. Isso tornaria a experiência de compra muito mais atraente e divertida para os consumidores. Dicas de acessórios e sapatos também poderão ser dadas - até mesmo em parcerias entre empresas cujos produtos são complementares.

Além disso, as tecnologias de realidade aumentada e virtual também poderiam ajudar as marcas a fornecer experiências de atendimento ao cliente mais eficazes. Com o Apple Vision Pro, os usuários poderiam receber suporte técnico em tempo real, com um especialista visualizando o problema do usuário e fornecendo soluções diretamente em seu campo de visão.

As marcas também poderiam criar anúncios mais imersivos, personalizados e direcionados, com base nas preferências e interesses do usuário.

Apple Vision Pro (foto: divulgação/Apple)

Desafios

Essas mudanças também apresentam desafios para as marcas. Com o aumento da personalização e interatividade, as marcas precisarão investir em tecnologias de análise de dados mais avançadas para entender melhor o comportamento do consumidor e as preferências individuais. 

Outro desafio que as marcas enfrentarão com o Apple Vision Pro é a necessidade de adaptar o conteúdo para uma experiência de realidade aumentada e virtual. Isso significa que as marcas precisarão investir em conteúdo criativo e interativo, que possa ser projetado diretamente no campo de visão do usuário, em vez de apenas em uma tela.

As marcas também precisarão considerar a acessibilidade e a inclusão em sua estratégia de marketing digital. Nem todos os usuários terão acesso ao Apple Vision Pro, e é importante garantir que as experiências de marketing sejam acessíveis a todos os usuários, independentemente de sua capacidade de usar as tecnologias de realidade aumentada e virtual.

À medida que mais usuários adotam essas tecnologias, é possível que surjam ferramentas para bloquear os possíveis anúncios projetados. As marcas precisarão encontrar maneiras criativas de contornar esses bloqueadores de anúncios e criar anúncios que sejam relevantes e retenham a atenção dos usuários.

Por fim, as empresas precisarão estar preparadas para uma maior concorrência na área de tecnologia de realidade aumentada e virtual. 

 

Metaverso

Depois de tantos investimentos por parte do Facebook, tanta desvalorização da empresa, que até mudou o seu nome para Meta, sem frutos, o Metaverso tinha sido deixado para escanteio.

Com o Apple Vision Pro, as chances de a Apple trazê-lo de volta das cinzas são enormes. Pode ser que agora, o Metaverso finalmente venha para ficar.

Mas, primeiro, vamos ver se o Apple Vision Pro vinga, pois, mesmo sendo a Apple que está por trás do dispositivo, o seu sucesso não é garantido.

Por que importa?

As marcas que conseguirem se adaptar com sucesso a essas mudanças terão uma vantagem competitiva significativa no mercado de marketing digital.

 

EVENTO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RECOMENDADO PARA VOCÊ

Quer entender sobre as principais tendências de inovação e tecnologia e como aplicar no seu trabalho? Participe da trilha inovação e negócios, do SVWC, um dos maiores festivais de inovação da América Latina, e fique por dentro das principais tendências e como transformar o setor para o futuro.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Executiva de Marketing, com mais de 20 anos de experiência, tanto online quanto offline; com atuação internacional em diversos países. Escreve na StartSe sobre as principais tendências do setor.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!