StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Profissões do futuro: quais são os 10 cargos que mais vão crescer nos próximos 5 anos

Novo relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Trabalho revela que a disrupção dos mercado se a adoção de novas tecnologias já estão transformando completamente as profissões

Profissões do futuro: quais são os 10 cargos que mais vão crescer nos próximos 5 anos

Pessoas trabalhando em computadores (foto: Burst)

, Head de Conteúdo

6 min

3 mai 2023

Atualizado: 1 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O mais recente relatório do Fórum Econômico Mundial revela como as novas tecnologias e inovações estão transformando as oportunidades de trabalho no mercado. A pesquisa mostra quais são as profissões que estão em crescimento mais acelerado e que tem mais potencial para os próximos 5 anos.

Segundo a organização, disrupção é a palavra que melhor define o que está acontecendo com o mercado de trabalho global, levando a uma mudança de 23% dos empregos em todo o mundo. Essa transição pode ser positiva, com crescimento de oportunidades, ou negativa, com o fim de algumas especialidades. Em ambos os casos, elas são inevitáveis (entenda mais adiante).


Quais são os fatores que levam a mudanças nas profissões?

De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, cinco principais fatores são responsáveis pela disrupção do mercado de trabalho na atualidade e pelos próximos 5 anos. São eles:

1 - Crescimento de adoção de novas tecnologias

Para 86% das empresas, este é o principal fator transformando o perfil das carreiras e a maneira como elas operam. A adoção de tecnologias como a Inteligência Artificial por parte da sociedade tem acelerado a adaptação das pessoas e marcas.

2 - Ampliação do acesso digital

Como resultado do fator anterior, as empresas percebem novas oportunidades de mercado e investem cada vez mais em profissionais que saibam tirar proveito e liderar iniciativas lucrativas. Para 86% das companhias pesquisadas, este fator foi considerado importante.

3 - Aplicação mais ampla de padrões ESG

Em 81% das empresas pesquisadas, as novas referências de responsabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG) estão ganhando importância e devem guiar as decisões pelos próximos 5 anos.

Mesa de trabalho cheia de computadores (foto: Burst)

4 - Alto custo de vida dos clientes

O crescimento do custo de vida nos mercados globais tem impactado as decisões de compra dos consumidores e, consequentemente, obrigado as empresas a se adaptarem a esta nova realidade. Esta resposta foi dada por 75% das empresas.

5 - Desaceleração do crescimento da economia global

O que foi percebido como um efeito pandêmico a partir de 2020 foi se consolidando como uma tendência de longo prazo nos mercados globais. Com isso, 73% das empresas enxergam um cenário de redução de investimentos pelos próximos 5 anos, com alta necessidade de adaptação por parte das companhias e dos profissionais.

Como estão as mudanças no mercado de trabalho?

Mulher anotando durante reunião de trabalho (foto: Burst)

Após a pandemia causar grande instabilidade nos mercados e relações profissionais, o relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que seguiremos por um período onde a adaptabilidade e a rapidez ditarão o futuro do trabalho, mas com um olhar atento à responsabilidade ambiental e social. A entidade aponta uma mudança de perfil de 23% das profissões existentes, ou seja, mais de um quarto dos profissionais hoje disponíveis no mercado passarão por mudanças drásticas em sua forma de trabalho pelos próximos 5 anos.

Em grande parte, as mudanças serão aceleradas pela adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, análise de dados, automação e robótica, que irão potencializar o trabalho de profissionais ou, em alguns casos, substituir completamente posições.

Importante entender que a automação terá um papel fundamental na vida de qualquer profissional pelos próximos anos. E não apenas na indústria, onde a ideia de um robô assumir o papel de um trabalhador humano parece mais comum. A adoção de softwares de automação deve se tornar cada vez mais comuns em rotinas de escritório, na edução e no setor de serviços.

Quais são as profissões que mais estão crescendo?

Pessoas em fila no trabalho (foto: Burst)

Com base na pesquisa feita com empresas de todo mundo e a análise de macrotendências de mercado, essas são as profissões que mais vão crescer nos próximos 5 anos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial:

  1. Especialista em Inteligência Artificial e Machine Learning
  2. Especialista em Sustentabilidade (ESG)
  3. Analista de Inteligência de Negócio (BI)
  4. Analista de Segurança da Informação (cibersegurança)
  5. Engenheiro de Fintech
  6. Cientista e Analista de Dados
  7. Engenheiro de Robótica
  8. Engenheiro de Eletrotecnologia
  9. Operador de Equipamentos Agrícolas
  10. Especialista em Transformação Digital

Sobre o relatório

O relatório do Futuro do Trabalho é feito pelo Fórum Econômico Mundial desde 2016 e publicado a cada dois anos. Ele se tornou referência global nas análises de mercado e, entre outras coisas, mapeou o avanço da Quarta Revolução Industrial e mostrou o efeito da disrupção em diversos mercados.

Na edição 2023, o relatório foi feito a partir de uma pesquisa mundial com 803 empresas, que coletivamente contratam mais de 11,3 milhões de pessoas em 27 tipos de indústria e 45 economias diferentes. 

Por que importa?

O relatório do Fórum Econômico Mundial reforça com dados aquilo que muitos já percebem no dia a dia de suas empresas: o perfil dos profissionais que têm mais importância no mercado está mudando rapidamente. Buscar o lifelong learning não basta se esse aprendizado constante não estiver alinhado às necessidades atuais, cada vez mais ditadas pelo avanço tecnológico, pela nova realidade econômica e pela importância do impacto ambiental e social. Agora mais do que nunca, é importante se atualizar com frequência e se adaptar rapidamente, desenvolvendo talentos que possam impactar sua rotina profissional agora.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!