Recém-lançada no mercado, a Odisea é um app para compra e aluguel de barcos por pessoas físicas e jurídicas; entenda
Foto: jmsilva/Getty Images
, jornalista da StartSe
5 min
•
5 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Já pensou em alugar uma lancha por aplicativo? Agora isso será possível – e tão simples quanto pedir um Uber. O app brasileiro Odisea, inaugurado em dezembro deste ano, atua como um Airbnb de embarcações.
A Odisea foi idealizada quando os empreendedores e desenvolvedores de software Luiz Arantes e Carlos Abreu – que também é um Game Changer da StartSe – encontraram dificuldades para alugar uma lancha em Angra dos Reis no período de férias.
Após uma pesquisa de mercado, eles transformaram o problema em solução e convidaram Guilherme Kodja, especialista do meio náutico, para embarcar e capitanear a startup.
A plataforma web, aplicativos para iOS e Android foram ao ar em dezembro de 2022 e estão em fase de implementação. Além de disponibilizar o aluguel, a Odisea também possui a venda de embarcações, intermediando a compra para pessoas físicas e jurídicas.
“Agora, no início de janeiro, estamos trazendo os barcos para dentro. Já existem diversos barcos à venda na plataforma; a expectativa é que cheguemos em centenas ainda neste mês”, explica Kodja, CEO da Odisea, em entrevista à StartSe.
Já a oferta de barcos para aluguel deve acontecer mais lentamente no início deste mês. “A expectativa é de disponibilizarmos cerca de seis barcos nas cidades iniciais já disponíveis no sistema: Angra dos Reis, Guarujá, Ilhabela, Paraty, Ubatuba e João Pessoa”, contou.
Quem disponibilizar os barcos para aluguel na Odisea poderá estabelecer o preço-base, cadastrar os trajetos, valores adicionais de fins de semana e feriados, entre outros. A Odisea recebe uma comissão pelos aluguéis realizados.
Na venda, pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar as embarcações. Não há nenhum custo ou comissão para pessoas físicas; já para PJ, há a cobrança de uma mensalidade pelo anúncio.
Carlos Abreu e Guilherme Kodja apresentaram a Odisea a alguns presentes do último encontro da Game Changers, a comunidade de alumni da StartSe. “Eu me tornei um Game Changer no ano passado, à convite da StartSe, após realizar cursos na StartSe University”, explicou Carlos Abreu em entrevista à StartSe.
Lá, eles conheceram Válber Cavalcanti, fundador da VS Datta Imagem e também um Game Changer. Dali surgiu uma parceria inesperada com a plataforma DattaSea, criada pela empresa de Válber.
O DattaSea é um aplicativo náutico que auxilia na digitalização dos avisos de saída de embarcações. Ele é voltado para Marinas (e seus clientes) e é validado pela Marinha do Brasil.
“Mesmo em um barco alugado, é obrigatório fornecer o nome do barco, destino, número de passageiros e previsão de retorno à Marinha do Brasil. Agora, o DattaSea digitalizou o aviso de saída, antes em papel, para enviar as informações às Marinas e a Marinha do Brasil”, contou Kodja.
Através da parceria de tecnologia, a Odisea está fortalecendo sua atuação em João Pessoa, na Paraíba, local onde está a VS Datta Imagem. A expectativa é de cadastrar 800 barcos da região, sendo 100 para aluguel. “Como já temos uma grande base de clientes, estamos realizando uma integração da nossa tecnologia com a deles e vice-versa", explicou Válber em entrevista à StartSe.
Game Changers é a nossa Comunidade Global de Negócios para Empresários, Executivos e Decisores que fazem a diferença. Venha fazer parte de um network criado para aqueles que, de fato, querem mudar o jogo!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!