Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que está por trás da falha que provocou o vazamento de 238 chaves do Pix

Os dados vazados são principalmente cadastrais e não possibilitam movimentações financeiras nem acesso a informações sensíveis

O que está por trás da falha que provocou o vazamento de 238 chaves do Pix

Pix (Foto: Agência Brasil)

, Produtora de Conteúdo

5 min

23 ago 2023

Atualizado: 23 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Banco Central reportou um novo vazamento de dados de chaves Pix. De acordo com o órgão, dados pessoais vinculados a chaves Pix foram expostos devido a falhas nos sistemas da Phi Pagamentos.

QUEM FOI AFETADO?

Aproximadamente 238 chaves Pix foram impactadas — o que representa menos de 0,00004% do total de 630 milhões de chaves cadastradas.

COMO SABER SE VOCÊ FOI AFETADO?

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, diz o BC, em nota.


QUAIS DADOS FORAM EXPOSTOS?

Os dados obtidos são principalmente cadastrais e não possibilitam movimentações financeiras nem acesso a informações sensíveis. 

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, completa o BC.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ: VEJA O HISTÓRICO DE VAZAMENTO DE DADOS DO PIX

  • Agosto de 2021: Vazamento de 414,5 mil chaves Pix ligadas a números de telefone do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
  • Janeiro de 2022: Informações de cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento foram vazadas.
  • Fevereiro de 2022: 2.100 clientes da Logbank Pagamentos tiveram seus dados expostos.
  • Setembro de 2022: Dados de 137,3 mil chaves Pix da Abastece Aí (Abastece Ai Clube Automobi) foram vazados.
     

TECNOLOGIAS DE PAGAMENTOS E A SEGURANÇA CIBERNÉTICA

A velocidade com que as inovações financeiras — como o Pix — se espalharam destaca a urgência de uma abordagem mais minuciosa em relação à proteção digital. 

As tecnologias de pagamentos, ao simplificarem as transações, também aumentam a superfície de ataque cibernético, o que exige estratégias robustas para mitigar riscos e garantir a privacidade e integridade das informações financeiras dos usuários.

POR QUE IMPORTA?

Um vazamento de dados — mesmo que afete um número pequeno de clientes — pode ter um impacto negativo duradouro. Os clientes querem ter a certeza de que suas informações estão seguras ao fazerem transações com você.

Ao investir em medidas de segurança cibernética robustas, você não só protege as informações valiosas dos seus clientes, mas também mantém a competitividade no mercado, demonstrando que sua empresa é confiável e responsável.
 

LEITURA RECOMENDADA

Nós temos um curso de curta duração e alto impacto para você, líder e tomador de decisão, começar a pensar e analisar dados para gerar máxima eficiência e tomar decisões estratégicas para acelerar o crescimento do negócio. Cada módulo foi desenhado para destrinchar os principais fundamentos, conceitos e construção de uma Cultura Data Driven Corporativa. Saiba mais aqui! 
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!