Montadora usou a Inteligência Artificial da Amazon para convidar os usuários para um test drive virtual do iX3
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Quem disse “Alexa, bom dia!” no último sábado, recebeu uma saudação diferente: um “bom dia sobre quatro rodas”, e o convite para uma interação com o novo carro elétrico da BMW, o iX3, que começa a ser vendido hoje por aqui.
A montadora alemã apostou na inteligência artificial da Amazon para promover o lançamento do veículo e propor uma experiência diferente aos usuários – um test drive virtual.
Depois de ouvir as primeiras informações, era só dizer “Alexa, abrir test drive BMW” ou habilitar a skill no app e pronto. A partir dos comandos de voz, a Alexa respondia perguntas sobre o carro – como potência, autonomia e tempo de recarga – ou podia “conduzir” o test drive, reproduzindo o som da janela do iX3 abrindo, do para-brisa traseiro em funcionamento, do painel frontal, entre outros.
Nos dispositivos com áudio e vídeo, como Echo Show, Echo Buds, Smart TV (com Alexa) e Fire TV, a ideia era proporcionar a experiência mais real possível. Assim, o áudio era binaural, ou seja, os sons eram emitidos do lado direito e do lado esquerdo do fone de ouvido ou caixa de som. Vindo de direções diferentes, buscavam recriar para o usuário a sensação de estar ao volante do iX3.
Mas o que a BMW espera ao promover esse tipo de ação? A resposta é simples: atiçar a curiosidade dos interessados para conhecerem o veículo na concessionária. E, de quebra, reforçar o aspecto tecnológico do carro elétrico, que já vem de fábrica conectado com a internet.
Além disso, o iX3 tem duas telas de 12,3 polegadas de alta resolução, sendo que a de entretenimento é compatível com Apple Car Play e Android Auto e permite integração com a Amazon Alexa.
O iX3 é o quarto modelo elétrico trazido pela BMW ao mercado brasileiro. Vendido na versão M Sport, ele tem potência de 286 cv e torque de 400Nm, podendo chegar aos 100 km/h em 6,8 segundos, de acordo com dados da marca. A autonomia é de até 460 quilômetros e o preço fica em R$ 475.950.
A estratégia de usar Inteligência Artificial para falar de um carro que vende tecnologia está super alinhada com as tendências de marketing atuais. Além disso, focar em oferecer uma experiência diferenciada, especialmente usando tecnologia, tem sido um recurso usado por muitas empresas para gerar engajamento.
Isso sem falar no mercado de elétricos em si. A pesquisa Ipsos Drivers 2022 mostra que os brasileiros estão interessados em ter esse tipo de veículo, sendo que para os entrevistados, a principal vantagem desses modelos seria a redução de poluentes (62%) e a economia de recursos fósseis, como gasolina (47%).
Mas os preços dos elétricos, a falta de postos de recarga e vida útil foram apontados como os motivos que mais pesariam contra a compra.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!