Considerado por muitos o homem mais importante na gestão da Disney, Bob Iger está de volta por mais 2 anos ao cargo de CEO.
Foto: Money Report
, Produção de Conteúdo
8 min
•
22 nov 2022
•
Atualizado: 16 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Após quase 3 anos afastado, Bob Iger volta para o cargo de CEO da Disney.
Não é comum que empresários se aposentem e voltem atrás para trabalhar, mas também não é comum que um dos homens mais bem sucedidos do mundo abandone seus propósitos.
No início de 2020, Bob Iger deixou o cargo de CEO de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, após 15 anos na presidência. O mesmo avisou, no ano seguinte, que não pretendia se aposentar tão cedo. Dito e feito - ele está de volta.
O anúncio foi feito neste domingo (20) pela Disney, que demitiu Bob Chapek e re-admitiu Iger no comando. Ainda que seja por somente mais 2 anos, a volta de Robert ‘Bob’ Allen Iger, aos 71 anos, tem muito impacto na empresa e na indústria.
Desde que assumiu como líder executivo da Disney, as ações da empresa subiram aproximadamente 490%. Iger foi importante na aquisição e incorporação de empresas como Lucasfilm, produtora de Indiana Jones e Star Wars, Marvel e também a Fox.
Além disso, foi durante sua gestão que a Disney lançou-se como serviço de streaming, e em pouco tempo, a Disney+ ultrapassou a então maior plataforma de streaming do mundo, Netflix.
Leia também:
Bob fazia parte também do Conselho de Diretores da Apple, desde 2011. Steve Jobs foi o responsável por aproximar a Apple da Disney, quando finalmente a Pixar (fundada por Jobs) se tornou parte da Disney - acordo em que Bob Iger esteve à frente.
A empresa da maçã decidiu lançar um serviço de streaming, Apple+, no mesmo ano que a Disney lançou o bem sucedido Disney+; portanto, Iger decidiu deixar o conselho administrativo da concorrente, já que esta começou a produzir seu próprio conteúdo audiovisual.
POR QUE BOB IGER DECIDIU VOLTAR?
É inegável o legado do empresário na história da Disney. Quando deixou o comando da empresa, seu substituto Bob Chapek, que antes era líder de parques e produtos na companhia por 27 anos, tinha como objetivo continuar o trabalho de Iger, porém transformar a organização em algo para além de parques e serviço de streaming, cuidando da realidade da empresa como um todo.
Não que Chapek não tivesse dado conta do recado, mas mesmo com a superação da Netflix, as ações da Disney desaceleraram. O retorno de Iger é. além de tudo, uma tentativa de resgatar os investidores e voltar ao foco da Disney+. Afinal de contas, toda Organização Infinita sabe que nenhuma vitória é garantida.
Mesmo estando em primeiro lugar, um corredor não pode se dar ao luxo de diminuir o passo. Ainda mais na Nova Economia, onde a velocidade de transformação dos negócios é difícil de acompanhar se não estivermos atentos aos sinais.
Susan Arnold, atual presidente do conselho da Disney, disse, em comunicado: “O conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial”.
Estava decidido desde junho deste ano, por voto unânime, que Bob Chapek continuaria na gestão por mais 3 anos. Todavia, a Disney foi acusada de se calar perante à legislação da Flórida que limitaria discussões de pautas LGBTQIA+ nas salas de aulas de crianças, o que repercutiu negativamente para a empresa, e fez com que o conselho repensasse a decisão.
O retorno de Bob Iger representa a volta do sonho de ser gigante. É o sonho de um grande homem aliado a propósitos de uma grande Organização que está sempre se disruptando para permanecer Infinita.
E se você tiver curiosidade para entender melhor como funciona uma das maiores empresas de entretenimento do mundo e suas estratégias, não deixe de conferir o Podcast Organizações Infinitas:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!