Profissionais de dados e infraestrutura são os cargos com maior aumento salarial na área de tecnologia
Pessoas conversando no escritório (Foto: via Canva)
, Jornalista
5 min
•
30 nov 2023
•
Atualizado: 30 nov 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Se você é uma liderança no mercado de infraestrutura, é possível que esteja comemorando.
Isso porque, você pode ter conquistado um sucesso financeiro em 2023 ou atingir em 2024. Por quê?
Há um fator econômico por trás da movimentação. As empresas, de pequeno a grande porte, passaram a investir mais em pesquisas e em automação de processos, buscando a combinação de maior eficiência operacional e a redução de custos totais.
O ano marcado por decisões e mudanças políticas no cenário nacional foi um ano, para muitas empresas, de tomadas de decisão importantes, vindo do reflexo da pandemia.
Também por isso 2023 foi marcado por lay-offs de grandes marcas que passaram a distribuir seus custos operacionais, dentro da tecnologia, em busca de profissionais especialistas em:
O estudo aponta que muitas empresas se depararam também com a dificuldade de encontrar profissionais qualificados dentro destas especializações, um comportamento recorrente dentro do mercado de tecnologia, a cada grande mudança de direcionamento das empresas.
“Dificilmente teremos um momento em que o mercado não seja marcado pela escassez de talentos. Isso porque a tecnologia evolui muito rápido e não há um número suficiente de profissionais preparados em relação à quantidade de posições abertas. Por outro lado, estamos diante de um cenário mais favorável para a retenção”, afirma Luana Prado, Gerente Executiva da Michael Page.
Apesar da pesquisa refletir um cenário de insatisfação, para o próximo ano, as empresas devem seguir os investimentos iniciados neste ano favorecendo a aceleração de processos e construção de operações tecnológicas sustentáveis e, por isso, a maioria das empresas prevê um aumento salarial em 6%, corrigindo a inflação e outros índices econômicos.
Donos do tempo
Gerir seu próprio tempo parece ser outra conquista que os trabalhadores não querem abrir mão. A flexibilidade aparece como segundo principal motivador no trabalho, favorecendo a busca por trabalhos híbridos ou remotos. Entre os entrevistados, 46,3% dos profissionais declararam estar em trabalhos com modelo híbrido, enquanto 37,2% atuam presencialmente.
“Engajamento e flexibilidade estão integrados de uma forma natural, uma vez que profissionais acreditam que tiveram ganhos com o trabalho remoto e não gostariam de voltar atrás no tema”, afirma Lucas Oggiam, Diretor Executivo da Michael Page.
Leitura recomendada
Aprenda as principais tendências e novidades no mundo da Inteligência Artificial para carreira e negócios – direto dos polos mundiais da inovação. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!