Projeto inovador de veículo sem motorista já é esperado há algum tempo, mas parece mais próximo de virar realidade. Confira o vídeo.
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Tesla, Google, Uber, Baidu, Toyota, Didi Chuxing e… Apple. Essas são algumas das empresas que têm (ou já tiveram) projetos de desenvolvimento de carros autônomos. Dessa lista, a Apple é a mais misteriosa.
Os rumores são de que o "Projeto Titã", como é nomeada a iniciativa, existe desde 2014, mas passou por algumas pausas e imprevistos. Agora a empresa parece ter voltado a ser prioridade — e não é por acaso. A Apple adquiriu a startup Drive.ai, de carros autônomos, em 2019.
Desde então, a companhia continuou trazendo pessoas experientes do setor para dentro da operação. Em 2018, contratou Doug Field, ex-vice presidente de engenharia da Tesla (e que já havia trabalhado na empresa fundada por Steve Jobs antes). Ele permanece na companhia até hoje, atuando como vice-presidente de “projetos especiais”.
Mais recentemente, em fevereiro deste ano, a empresa contratou Manfred Harrer, executivo de desenvolvimento de chassis na Porsche. A Apple e Harrer não comentaram a contratação.
Embora a Apple atue em hardware e software, há uma grande diferença entre construir smartphones e carros. Por isso, o esperado é que ela conte com uma fabricante de veículos experiente — e alguns nomes já foram cotados. No início deste ano, a companhia negociou com a Hyundai, mas os planos não se mostraram frutíferos…
Já em fevereiro, a especulação foi de que a marca da vez fosse a Nissan. Mas, de acordo com o Financial Times, as negociações também não foram para frente. Agora, Toyota e Honda são dois nomes que podem estar nas conversas.
Embora a ideia de um carro autônomo da Apple pareça animadora, não há qualquer expectativa que essa seja uma realidade para todos os consumidores em um futuro próximo. Os rumores são de que o desenvolvimento do carro autônomo seja para a venda e uso de empresas.
A Apple é conhecida por tomar decisões polêmicas e retirar de projetos elementos antes considerados essenciais. Um exemplo é o cabo P2, o mais comum de conexão de fones de ouvido. Outro exemplo é que os novos celulares da “maçã” agora não são vendidos com a fonte dos carregadores, apenas os cabos.
Agora, essa mudança pode chegar aos veículos. Existem rumores de que o carro autônomo da Apple não irá possuir volante ou pedais — algo que tem permanecido no projeto de carros autônomos dos concorrentes. A iniciativa invibializa a presença de um motorista de segurança atrás do volante, algo que tem sido plenamente utilizado nos testes desses veículos nas ruas.
O mais misterioso projeto da Apple ainda não possui uma data para ser anunciado ao público. De acordo com a Reuters, a produção pode ter início em 2024. Já o analista especialista em Apple Ming-Chi Kuo acredita que este prazo irá de 2025 a 2027 — no mínimo!
Já a Bloomberg, o “Apple Car” está em estágio inicial e não deverá ser lançado antes de 2028. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!