Mobilidade com carros elétricos só é possível com rotas de carregadores em estradas, conectando cidades. A Rota Sul é a aposta de Zletric, Movida, Nissan e SIM, conheça.
carros-eletricos-nissan-zletric-movida-sim-rota (Foto: Zletric/Divulgação).
, Head de Conteúdo na Captable
6 min
•
1 set 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Victor Marques, da Captable Brasil.
Uma das primeiras iniciativas da Tesla quando começou a vender seus carros elétricos nos EUA foi criar uma rota de supercarregadores que conectasse cidades importantes e permitisse que donos de carros elétricos viajassem pelo país sem se preocupar em ficar sem onde recarregar seu veículo.
Outras redes também começaram a ser criadas no país e, assim, carros elétricos se tornaram viáveis para quem deseja, também, percorrer grandes distâncias.
No Brasil, montadoras, redes de postos de gasolina e startups também possuem suas iniciativas para criar pontos de recarga.
Mas, até agora, não haviam se unido em torno de um projeto para pensar rotas entre cidades, cobrindo regiões e eliminando uma barreira importante para a adoção dos veículos elétricos: a possibilidade de viajar grandes distâncias.
Uma parceria de peso busca começar a resolver essa barreira, implementando uma rota de carregadores na região Sul do país. Parceiros de peso embarcaram nessa jornada: além da Zletric, startup que produz carregadores de veículos elétricos no modelo Energy as a Service – e captou R$ 5 milhões em 1h30 na Captable –, se juntou a Nissan, Movida e a rede de postos SIM.
O projeto visa entregar conveniência e segurança para motoristas de carros elétricos nas rodovias. Serão nove pontos novos, com cinco carregadores rápidos (50 Kw) e conectores CCS e CHAdeMO – que já começarão a operar nas próximas semanas.
No Rio Grande do Sul, a implementação será em Gramado e Três Cachoeiras; em Santa Catarina, Laguna; e, até outubro, quatro cidades terão eletropostos operando: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).
As estações de recarga ficarão localizadas em postos de combustível da Rede SIM, escolhidos para ficarem a menos de 200 km uma da outra, proporcionando distância adequada para a autonomia dos carros – especialmente do Nissan LEAF, que conta com 272km de autonomia.
A escolha da rede de postos foi baseada na segurança e estrutura da rede para oferecer opções de consumo de alimentos para aproveitar o tempo de recarga. Para carregar até 80% da bateria do veículo são necessários 40 minutos.
A Movida, Nissan e Zletric já haviam se unido no lançamento de uma loja conceito em São Paulo e agora se juntam novamente para implementar uma rota de recarga.
A parceria faz sentido: a Movida foi a primeira locadora de veículos do Brasil a avançar na eletrificação de sua frota e a disponibilizar carros elétricos e a Nissan fabrica o LEAF, veículo elétrico vendido no Brasil desde 2019.
Segundo Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, "o compromisso da Nissan com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no país. Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação".
A parceria das empresas demonstra que iniciativas do tipo demandam a união de diversas empresas em torno do objetivo de facilitar a adoção da eletromobilidade no Brasil. Se divididas, não aproveitariam o potencial de unir suas forças em torno do propósito.
A Zletric, startup que fornece os carregadores, nasceu em 2019 com o objetivo de resolver o problema da recarga de veículos elétricos e lançou seu conceito de rede de carregamento. Em 2021, captou R$ 5 milhões em apenas 1h30 na Captable, e, agora, uniu forças com três grandes empresas para criar a primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos do Brasil – interligando capitais e cidades importantes da região Sul.
Pedro Schaan, CEO da Zletric, destaca que "a mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já estão cobertas com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”.
Se você quer ser sócio de empresas inovadoras, conheça a Captable, plataforma de investimento em startups da StartSe. Se quer ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações! Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo na Captable
Victor Marques é Head de Conteúdo na Captable, maior hub de investimentos em startups do Brasil, que conecta seus mais de 7000 investidores a empreendedores com negócios inovadores. Escreve há mais de dois anos sobre inovação. Formado em Letras e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!