Preocupada com o avanço do PIX, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) vai trazer novidades em 2024. Confira!
Passando o cartão na maquininha (Fonte: Getty Images)
, Produtora de Conteúdo
5 min
•
9 mar 2023
•
Atualizado: 5 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apresentou 4 grandes novidades previstas para o cartão de débito em 2024 que serão extremamente importantes para os pequenos negócios. Veja quais são elas:
1- A transferência de recursos nas operações realizadas com cartão de débito poderão ocorrer de forma instantânea.
2- O “click to pay”. O cliente vai conseguir pagar com débito em compras na internet com um só clique, sem precisar entrar no aplicativo do banco.
3- Liquidação das transações em D+0. O dinheiro vai entrar no caixa do comerciante de forma automática - assim como o Pix (e não em dois dias como ocorre hoje).
4- O parcelamento de compras com cartão de débito será possível, mas com juros.
Há algum tempo, várias medidas têm sido estudadas para melhorar o sistema bancário brasileiro — e o lançamento do Pix pelo Banco Central do Brasil acelerou ainda mais esses esforços e fez com que a indústria ajustasse seu passo de modo a melhorar ainda mais o sistema.
O motivo desse sucesso? O Pix é um serviço de pagamentos instantâneos que permite que os usuários realizem transferências de dinheiro entre contas bancárias em questão de segundos, o que torna as transações financeiras mais rápidas e seguras, um importante motor para impulsionar os negócios no Brasil.
“O Pix mostrou em alguns pontos oportunidades que tínhamos, e que poderíamos atacar de maneira mais veloz”, disse Fernando Amaral, membro da Abecs e vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa no Brasil, em entrevista ao Estadão, sobre as novidades no cartão de débito.
Segurança. Ao usar um cartão de débito, o dinheiro é automaticamente debitado da conta bancária do usuário, tornando a transação mais segura e menos vulnerável a fraudes.
Custos mais baixos. Os custos associados ao uso de um cartão de débito são geralmente menores que os custos associados ao uso de um cartão de crédito, pois não há taxas ou juros envolvidos.
Controle melhorado do orçamento. Ao usar um cartão de débito, os usuários não podem gastar mais do que têm na conta bancária; portanto, é mais fácil controlar o orçamento e evitar dívidas desnecessárias.
Os pagamentos D+0 oferecem aos comerciantes e clientes benefícios significativos. Os comerciantes recebem seus pagamentos de forma instantânea, enquanto os compradores têm acesso às compras imediatamente e não precisam pagar taxas de juros altas por atraso. Além disso, as empresas podem economizar tempo e dinheiro ao dispensar processos burocráticos para receber pagamentos.
Que tal aumentar os lucros da sua empresa? Seja reconhecido como líder inovador ao descobrir as melhores práticas do mundo, se juntando a mais de 6.000 executivos e gestores exponenciais que prototipam, antecipam tendências, constroem futuros e desenvolvem processos de gestão inovadores. Basta clicar aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!