Depois de incluir inteligência artificial no app mais usado pelos brasileiros, ZapGPT permite que pessoas com deficiência visual e analfabetos usem a ferramenta de maneira fácil
Whatsapp (foto: Getty)
, Jornalista
5 min
•
26 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Se você já viu falar no ChatGPT, mas ainda não usou, agora não tem desculpas: ele pode trazer as respostas direto no seu WhatsApp.
Como assim? Usando a base da OpenAI, a EnablersDAO criou um bot, o zapGPT, que conecta a ferramenta ao app, gerando uma solução prática para quem quer respostas rápidas para suas pesquisas – sem nem precisar entrar no navegador ou no Google.
Para chegar ao formato, a empresa rodou um teste com mais de mil pessoas e, no dia do lançamento, já teve retorno financeiro, com usuários pagantes.
“Em menos de 24 horas, temos 12 mil mensagens enviadas e esse número está subindo drasticamente. E qual a nossa ideia? É facilitar o acesso através do canal, já que pelo WhatsApp e mais simples, e também levar educação”, conta Tiago Morelli, co-fundador da EnablersDAO e parceiro da StartSe em projetos como o Revolução Web3.
+ WhatsApp Comunidades disponível no Brasil: o que muda para você e sua empresa?
Agora, os usuários também terão a possibilidade de enviar áudios e receber as respostas por áudio. Além disso, poderão encaminhar imagens e recebê-las editadas, e ainda criar imagens por meio de textos - tudo isso dentro do WhatsApp.
De acordo com Tiago, a ideia é difundir o acesso à ferramenta, tornando a Inteligência Artificial ainda mais acessível, "que vai de encontro com a nossa missão de democratizar o acesso da inteligência artificial para as pessoas, sempre pensando em como a população pode dominar a IA, não o contrário.”
Quando Tiago fala em levar educação, é sobre todo o acesso que a plataforma cria. De um lado, a pessoa buscando por “como alavancar minha carreira”. Do outro, além do bot entregando guias para o desenvolvimento da carreira, a possibilidade de empresas colocarem soluções nessa entrega, como cursos.
Dessa forma, ele espera que, em breve, o zapGPT se torne gratuito para todos, tendo outros tipos de monetização.
Além disso, ele enxerga essa conexão entre WhatsApp e chatGPT a possibilidade para que as empresas coloquem seus funcionários ao lado de um grande mentor: uma ferramenta de inteligência artificial que rapidamente entrega soluções, saídas e possibilidades para a rotina do trabalho.
“Você pode pedir, por exemplo: monte uma agenda com horário, quantidade de pessoas, de uma reunião de design thinking para resolver um problema e ele te dá bonitinho”, explica ele
O segredo, no entanto, está em como se pergunta. Por isso a solução educacional é tão importante.
Para usar o ChatGPT no WhatsApp, basta acessar o site do zapGPT aqui e escolher o melhor plano, de acordo com suas necessidades.
No plano gratuito, o acesso fica restrito a 30 mensagens por mês. Já o Pro entrega mensagens ilimitadas e sem anúncios. Existe também a opção para empresas, sob demanda.
Quando o chatGPT surgiu, muita gente pensou: quanto tempo essa moda vai durar? Aparentemente, ela veio mostrar que essa história de inteligência artificial veio para ficar. E que a entrega de textos é só o início.
Ao achar caminhos cotidianos, como o acesso por meio do aplicativo mais usado pelos brasileiros, de acordo com o levantamento Panorama Mobile Time, a inteligência artificial começa a estar na rotina de forma mais fluida.
E isso, claro, impacta negócios, carreiras e o olhar atento ao futuro. Nesse caso, mais do que medo, as possibilidades: quão útil pode ser esta ferramenta na rotina de um time? Como chegamos às perguntas certas para achar as melhores respostas?
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!