O chronoworking reconhece que cada pessoa possui um ritmo circadiano único, que influencia seus níveis de energia, foco e produtividade ao longo do dia. Entenda!
Trabalho (Foto: Pexels)
, Redator
4 min
•
25 abr 2024
•
Atualizado: 25 abr 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O chronoworking é uma metodologia de gestão do tempo que busca otimizar a produtividade pessoal e profissional por meio da sincronização das tarefas com os ritmos biológicos naturais de cada indivíduo.
O chronoworking reconhece que cada pessoa possui um ritmo circadiano único, que influencia seus níveis de energia, foco e produtividade ao longo do dia.
Ao invés de seguir um modelo rígido de jornada de trabalho, essa abordagem permite que os colaboradores adaptem seus horários às suas preferências individuais, trabalhando nos momentos em que se sentem mais aptos a render.
Por exemplo, pessoas que são mais produtivas pela manhã podem agendar suas tarefas que exigem maior concentração para esse período, enquanto tarefas mais leves ou rotineiras podem ser realizadas em momentos de menor energia.
Aumento da satisfação e engajamento dos funcionários: o chronoworking permite que os colaboradores escolham os horários em que se sentem mais produtivos para realizar suas tarefas.
Atração e retenção de talentos: num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, oferecer flexibilidade de horários pode ser um diferencial para atrair e reter talentos.
Especialmente para as gerações mais jovens, como os Millennials e a Geração Z, que valorizam a autonomia e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para líderes de RH,
Mudança cultural: adaptação à nova rotina, resistência à mudança e falta de apoio da liderança podem dificultar a implementação.
Logística e comunicação: dificuldade na comunicação entre equipes, desafios tecnológicos e coordenação de tarefas complexas exigem soluções inovadoras.
É importante para o RH ficar de olho nas novas tendências de trabalho. Isso porque pode trazer diversos benefícios para as empresas e seus colaboradores. No entanto, é importante que, antes de adotar qualquer metodologia nova, faça pesquisas internas e externas para entender se faz mesmo sentido para os funcionários da empresa.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Redator
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!