Entenda como funciona o marca passo sem fio e biocompatível que está sendo desenvolvido por cientistas
, jornalista da StartSe
3 min
•
13 set 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Tainá Freitas
Inserção de eletrodos subcutâneos no coração; necessidade de cirurgia para colocação e retirada e perda de mobilidade: essas são algumas desvantagens que os marca passos tradicionais (foto em destaque) oferecem, de acordo com cientistas do setor de saúde das universidades Northwestern e George Washington, nos Estados Unidos. Por isso, eles trabalham em uma alternativa biocompatível em que o dispositivo desaparece no corpo quando não é mais necessário.
Os marca passos são utilizados para regular o ritmo cardíaco, podendo reduzir ou acelerar os batimentos. Agora, de acordo com estudo publicado na Revista Nature, a expectativa é que eles se tornem mais biocompatíveis, o que pode mudar completamente a experiência do paciente.
O novo marca passo está sendo desenvolvido em materiais amigáveis ao corpo humano, que se desintegram e são absorvidos com o passar do tempo. A absorção mina a necessidade de cirurgia de retirada, por exemplo. Os cientistas testaram a viabilidade da desintegração em corpos de ratos – o período de absorção foi de três meses. O dispositivo também foi testado em pedaços de coração humano, cães e coelhos.
Diferente dos tradicionais, o novo marca passo não possui bateria ou fios subcutâneos. O carregamento do dispositivo é feito através de tecnologia sem fio, utilizando indução.
O dispositivo ainda está em processo de estudos clínicos e não há previsão de uso em grande escala em humanos. A iniciativa, porém, reforça o avanço da ciência e as novas possibilidades de inovação na saúde.
…
Quer conhecer mais cases de inovação e disrupção no mercado em saúde? Então faça sua inscrição no Festival SVWC 2021 para participar de 8 dias de palestras, histórias de sucesso e debates sobre as mais atuais tendências em healthtech. Tudo grátis e online. Clique aqui e garanta a sua vaga.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!