Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Empresa lança coleira que monitora a saúde de cachorros

Lançada pela empresa francesa Invoxia, o item tem sensores que coletam dados como localização, frequência cardíaca e respiratória do pet. Entenda!

Empresa lança coleira que monitora a saúde de cachorros

Coleira inteligente da Invoxia (Foto: divulgação Invoxia)

, jornalista

3 min

12 jan 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Wearables para pet. A empresa francesa Invoxia — que faz produtos inteligentes — lançou uma coleira que monitora os sinais vitais e rastreia cachorros.

Como funciona? O acessório tem sensores que coletam dados como localização, frequência cardíaca e respiratória do pet. 

Na prática, os dados são enviados para o aplicativo (que funciona em Android e iOs) e avisa o dono quando é necessário ter atenção com a saúde do animal e quando ele sai da área definida. Ou seja, o dog fugiu? O GPS mostra a localização dele. Isso é possível, por meio de IoT (Internet das Coisas).

E o veterinário? O gadget não substitui a ida ao médico de animais; e sim, trabalha em conjunto. Por exemplo, as informações ajudam o profissional a identificar doenças precoces e, durante o pós-operatório, contribui para entender como o pet está respondendo à medicação.

Coleira inteligente da Invoxia (Foto: divulgação Invoxia)

POR QUE IMPORTA?

INTERNET DAS COISAS NO MUNDO PET

Primeiro, é importante que você saiba que a Internet das Coisas tem revolucionado a área da saúde. Falamos aqui, por exemplo, como o médico conhece seu paciente com a IoT; e essa inovação tem feito barulho também no mundo pet. 

O motivo? Muitas pessoas têm cães em casa — como consequência impacta positivamente o mercado pet. Para você ter uma ideia, os Estados Unidos e o Brasil são dois dos maiores mercados de produtos pet, segundo a Euromonitor International. 

Em terra nacional, em 2020 movimentou cerca de R$ 40,1 bilhões de faturamento e a expectativa é crescer 42,7% até 2025, segundo projeção do Instituto Pet Brasil.

Ok. E quantas residências têm cachorro no Brasil? Cerca de 46,1%, segundo dados de 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quase a metade. 

GPS PARA CÃES

E você já ouviu falar de algum bichinho que fugiu de casa, certo? É aí que entra a sacada da coleira com GPS: o dono consegue encontrá-lo quando isso acontecer, já que o monitoramento é em tempo real.

Quer aprender mais sobre o mercado pet? Assista esta aula gratuita com a Petlove sobre como inovar por meio da tecnologia

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!