O crescimento tecnológico impulsiona demandas elétricas, trazendo desafios e oportunidades para as redes globais
Foto: Pexels
, Founder da StartSe
3 min
•
6 jan 2025
•
Atualizado: 6 jan 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Uma pesquisa publicada pela Bloomberg mostrou que o problema causado pelo alto consumo de energia dos data centers e o avanço da IA já está afetando o consumo doméstico de eletricidade nos EUA.
Ao que tudo indica, quanto mais cresce o uso da inteligência artificial, mais energia é consumida e mais instável fica a rede. E isso pode gerar várias consequências, desde queima de aparelhos até apagões.
O rápido avanço da IA é incompatível com a modernização das redes elétricas.
Países no mundo todo estão adicionando novos data centers, com os EUA liderando esse movimento, seguido da China, Arábia Saudita, Irlanda e Malásia. Até mesmo aqui, no Brasil, isso já começou a acontecer.
Recentemente Amazon e Microsoft anunciaram mais de R$ 20 bilhões em investimentos para instalação de novos data centers. Afinal de contas, temos uma das fontes de energia mais limpas e "baratas" do mundo.
Os EUA lidera o ranking de países com mais data centers, segudo de China, Alemanha, Reino Unido e Japão. O Brasil está na nova posição. Aliás, existem alguns sites que mostram o mapa dos data centers pelo mundo.
Fato é que fica cada vez mais evidente que haverá um grande problema relacionado a energia, muito em breve.
Todas as novas tecnologias são enorme consumidoras de eletricidade e elas devem avançar muito.
Oportunidade e risco, ao mesmo tempo.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!