A inteligência artificial, os carros elétricos e a robótica estão transformando o mundo, mas há um ingrediente fundamental que impulsiona essa revolução tecnológica: a energia. Com a crescente demanda por essas tecnologias, a escassez de energia se torna uma preocupação cada vez maior.
Foto: Pexels
, Founder da StartSe
3 min
•
23 set 2024
•
Atualizado: 23 set 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
Está cada vez mais evidente que estamos perto de um ponto de ruptura numa indústria fundamental para o avanço de várias outras. Inteligência artificial, carros elétricos e robôs são dependentes de energia.
Sim, energia é o próximo grande gargalo a ser resolvido. As tecnologias que listei acima são consumidoras ferozes de energia e os movimentos para resolver isso já começaram, encabeçados pelas Big Techs.
O Google já tem seus próprios parques eólicos e fazendas solares. A Amazon também já foi nessa direção e criou uma empresa só para geração de energia. E a Microsoft está tentando reativar uma antiga usina nuclear.
Todas as Big Techs apostam forte na IA, que consome muita energia. Para gerar uma imagem no ChatGPT, por exemplo, é necessária uma quantidade de energia suficiente para recarregar duas vezes um iPhone, por exemplo.
Os "super computadores" que processam os algoritmos de IA, lançados recentemente, consomem energia suficiente para abastecer 500 mil casas diariamente. Isso sem falar do enorme consumo de água.
Existem inúmeras apostas sendo feitas nessa indústria, mas muitos especialistas acreditam que a matriz de energia dominante será a solar, pela sua abundância e baixo custo de obtenção.
Importante ficar de olho.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!