Com a IA, a personalização alcança um novo patamar. Não é só sobre recomendar produtos ou conteúdos baseados em históricos, tentando prever "o que" mais terá fit com você. É sobre criar experiências que se moldam ao usuário de formas que você nem imaginava serem possíveis.
Trabalho (Foto: milan2099 via getty Images)
, Líder de tecnologia
5 min
•
19 fev 2024
•
Atualizado: 19 fev 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Imagine começar a desenvolver um produto digital. Você tem uma ideia brilhante, uma equipe dedicada e um mercado ansioso.
Mas e se eu disser que existe uma chave secreta que pode transformar completamente a experiência do seu usuário? Essa chave é a inteligência artificial (IA). E não, não estamos falando apenas de mais eficiência no desenvolvimento desse produto.
Estamos mergulhando fundo na customização que é capaz de redefinir o engajamento e a experiência do usuário em seu produto.
Com a IA, a personalização alcança um novo patamar. Não é só sobre recomendar produtos ou conteúdos baseados em históricos, tentando prever “o que” mais terá fit com você. É sobre criar experiências que se moldam ao usuário de formas que você nem imaginava serem possíveis. Veja como:
A IA generativa está mudando o jogo. Agora, podemos não só personalizar o que é recomendado mas como isso é apresentado.
Imagine um serviço de streaming que não só sabe que você adora comédias românticas, mas também apresenta as sugestões com um toque de humor que só você apreciaria. Personalizado e pertinente.
Esqueça os modelos de gamificação genéricos. Com IA, os desafios e recompensas são adaptados para manter você na ponta do assento, ansioso pelo próximo nível. É a motivação personalizada levada ao extremo.
A IA possibilita produtos que aprendem com o usuário em tempo real, ajustando-se não só às suas preferências, mas ao seu humor e contexto. Um aplicativo que muda com você, por exemplo.
Imagine dispositivos que antecipam o que você precisa antes mesmo de você saber. Esse é o poder da IA. De recomendações de saúde personalizadas à sugestões de produtividade no trabalho, a IA está sempre um passo à frente.
E aqui está o pulo do gato: esse nível de personalização, antes exclusiva dos gigantes da tecnologia com grandes times de pesquisa e desenvolvimento, agora está muito mais acessível para todos. Com os avanços da IA, pequenas e médias empresas podem oferecer uma experiência tão rica e personalizada quanto os big players.
Esta evolução na personalização não é apenas uma conveniência; é uma revolução na forma como interagimos com a tecnologia.
Leitura recomendada
Agora, tenha acesso ao seu guia prático para dominar a IA em 2024. Aprenda com os experts dos principais polos IA do mundo. Entenda os 12 impactos que a IA irá gerar na sua carreira e negócio neste ano e saia com seu plano de ação montado. Saiba mais
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Líder de tecnologia
Jorge Bosch é líder de tecnologia na StartSe a frente das estratégias de desenvolvimento de produtos Tech da empresa. Atua há 10 anos no segmento com passagens por empresas como Positivo Tecnologia e Elsys. Graduado em Marketing, com especialização em Administração pela FGV e Ciência de Dados, Arquitetura de software e Cybersecurity pela PUC-PR.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!