StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como a Starlink virou a dona da Internet ?

Elon Musk está dominando a Internet, com a Starlink e a SpaceX, mas isso levanta questionamentos

Como a Starlink virou a dona da Internet ?

Elon Musk (Foto: Getty Images)

, Founder da StartSe

3 min

4 set 2023

Atualizado: 4 set 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Quem é o dono da internet? Já vi muita gente fazer essa pergunta, mas ele nunca teve uma resposta óbvia. Pelo menos até agora. Elon Musk, fundador da Tesla e dono da Starlink, é o "mais dono" da internet até aqui.

A Starlink, "provedor" de internet via satélite, já tem mais de 5 mil satélites na órbita da Terra. Contudo, Elon já tem autorização para chegar a 12 mil satélites e pediu autorização adicional para mais 30 mil.

  • A partir desses números impressionantes, começou-se uma discussão: é correto concentrar o poder da conectividade global nas mãos de um único indivíduo ou empresa?

Qual o impacto da Starlink?

Com 42 mil satélites no espaço, no seu auge, a Starlink terá cobertura quase de 100% do planeta e deve gerar até US$ 50 bilhões em lucros anuais. Mas mais que isso, a empresa se tornará uma ferramenta poderosíssima.

A Starlink tem feito muito sucesso porque, em teoria, a internet funciona em qualquer lugar e em altíssima velocidade. Com antenas leves, pequenas e portáteis, você pode levar sua internet para onde quiser.
 

Satélite da Starlink (Fonte: Starlink)


Isso significa que uma fazenda, no interior do Mato Grosso ou do Pará, pode tornar-se 100% conectada com custos acessíveis, coisa impensável há 5 anos. Isso pode trazer uma revolução gigantesca para o agronegócio.

Mesmo empresas tradicionais, como o Bradesco, estão optando pela Starlink para conectar regiões mais distantes. Agências do banco na região amazônica estão conectadas à internet através dos satélites de Elon Musk.

SpaceX cresce com a Starlink

O alcance dos 5 mil satélites não é algo incrível só para a Starlink, mas um marco também para a SpaceX, que fabrica os foguetes encarregados da missão de colocá-los no espaço.

A centésima decolagem do foguete exclusivamente para levar satélites colocou mais 22 unidades em operação. O tempo total da missão é de apenas 65 minutos, mais rápido do que instalar um roteador wi-fi.

O valor de mercado da Starlink é estimado em US$ 100 bilhões.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!