A Tesla poderia vencer a corrida dos robôs por três motivos principais: primeiro, a empresa domina a visão computacional para carros, uma tecnologia valiosa para robôs; segundo, ela tem uma liderança na tecnologia de baterias; e terceiro, a Tesla é uma grande consumidora de robôs, o que fortalece sua posição no setor.
(Foto: reprodução Tesla)
, Founder da StartSe
3 min
•
26 ago 2024
•
Atualizado: 26 ago 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
*Seu conteúdo em até um minuto
1 de 3.
Existem 3 revoluções simultâneas acontecendo neste momento: inteligência artificial, robótica e energia. Dessas, talvez aquela que mais mexe com o imaginário das pessoas seja a robótica.
Estou aqui no Vale do Silício e conheci o Optimus, da Tesla. Posso dizer que é realmente impressionante o que esse robô é capaz de fazer e como ele já consegue ter um "toque" sensível.
Os robôs tinham 2 grandes desafios até pouco tempo atrás: ser inteligente e ser capaz de manipular objetos com alta sensibilidade. O primeiro dos desafios já foi superado com essa nova onda da IA. O outro, quase.
Existe um consenso de que a "Era dos Robôs" está muito próxima. Na semana passada, o primeiro robô humanoide começou a ser produzido em série na Ásia, ao custo de US$ 16 mil cada unidade.
Ainda é caro, mas como você sabe, alta escala faz o custo cair. Então, é possível que em breve tenhamos esses robôs a custos mais acessíveis e com múltiplas funcionalidades, de fábricas até serviços domésticos.
Dizem por aqui que a Tesla será a vencedora dessa corrida por 3 motivos:
1) ela domina a visão computacional para carros e isso vale para os robô.
2) ela domina a tecnologia das baterias.
3) ela é enorme consumidora de robôs.
O próprio Elon Musk disse que a Tesla pode ser uma empresa de US$ 25 trilhões de valor de mercado, justamente por conta dessa nova "Era dos Robôs". Isso tende a ser incrível.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!