Web3 desponta como uma das grandes tendências para 2023. Entenda a mentalidade por trás deste movimento e o que explica a ascensão
Pessoas em volta de computador (foto: Cherrydeck/Unsplash)
, Jornalista
3 min
•
13 jan 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Se você acompanhou relatórios de tendências, viu pipocar o termo Web3 por aí. E por mais que o mercado cripto tenha vivido altos e baixos em 2022, outras frentes estão despontando e mostrando valor comercial.
Um ponto positivo vem da análise e rápida gestão dos riscos, oriundo principalmente de um dos principais pontos da Web3: a mentalidade aberta, compartilhada e a serviço.
Duvida? A gente separou aqui os principais pontos que mostram o potencial dela indo além da tecnologia, olha só:
“Um dos grandes problemas da Web2 é que a gente não é dono das coisas que são digitalizadas. A gente também acaba não sendo dono e responsável pelas nossas informações, terceirizando para instituições e governos. Isso torna tudo mais ineficiente", sinaliza Rodrigo Portaro, da Echoa.
“Não dá para falar de creative economy sem falar de attention economy, que é o que a gente vive hoje. As redes sociais querem te prender o maior tempo possível, mas quando a gente começar a andar pra web3 e tiver uma maior descentralização, todo mundo vai poder entender como o algoritmo funciona. Hoje a gente não saber como funciona o algoritmo do Tiktok, mas na web3 a gente vai poder saber e isso é uma transparência que a blockchain traz pra gente.”
Max Schiller, da Astra Cripto
“Não faça anúncios. Isso é importante em web3. Não use as mesmas metodologias que você tá acostumado no marketing tradicional hoje. E o que a gente tá falando hoje aqui não é brincadeira, é algo que vai revolucionar o mundo.”
Cintia Ferreira, da EVE NFT
“Acho que a parte de engajamento anda muito de mão dada a esse porquê e esse propósito que você se propôs a atingir com essa comunidade.”
Lara Nardy, head de comunidades da StartSe
Estamos vivendo uma transição, acompanhando uma nova mentalidade no mercado. A Web3, claro, compõe certo background disso, trazendo junto tecnologias e ferramentas como NFTs, metaverso, open finance, cripto. As empresas começam a se abrir para as oportunidades. Vale avaliar como sair na frente e em quais iniciativas vale a pena investir, considerando o impacto como um todo.
Mas, mais do que tudo, é preciso entender o novo mindset que vai nortear essas mudanças e como líderes e empresários podem se preparar. Luis Felipe, CEO da Cateno, trouxe um pouco desta visão:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!